Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 11-04-2011

SECÇÃO: Informação

Vereador da Cultura visita Feira do Livro do Externato de S. Miguel de Refojos
Domingos Machado participou em encontro com autor Alberto S. Santos

O vereador da Cultura, Dr. Domingos Machado, em representação da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e do seu presidente, participou no dia 6 de Abril, na palestra promovida pelo Externato de S. Miguel de Refojos, no âmbito da segunda edição da Feira do Livro, cujo convidado foi o autor Alberto S. Santos.

Iniciativa decorreu no Externato
Iniciativa decorreu no Externato
Autor e político (presidente da Câmara Municipal de Penafiel), Alberto Santos começou a escrever o seu primeiro livro ‘A Escrava de Córdova’ em 2006, tendo também já publicado a sua segunda obra ‘A Profecia de Istambul’, romances históricos que estiveram no centro das atenções ao longo da tarde de hoje.
Depois de cumprimentar o autor, Domingos Machado deixou à organização o seu apreço pela realização desta iniciativa que colocou em destaque os Livros e a Cultura. Dirigindo-se aos jovens alunos, o vereador deixou um desafio “que estes livros sirvam de instrumento para descobrirem a história”.
Depois de falar da importância e riqueza da Língua Portuguesa, o autor falou do livro como forma de entreter, ensinar, enriquecer e emocionar, partilhando com os alunos do Externato as experiências e a pesquisa histórica efectuada ao longo destes últimos quatro anos.
“Ler faz muito bem porque aprendemos mais sobre a nossa língua, sobre o nosso passado e ensina-nos a ser cidadãos”, destacou Alberto Santos, salientando que “as histórias que nos fazem pensar são aquelas que nos emocionam mais”.
Alberto Santos falou para uma plateia de alunos do Ensino Secundário que se mostrou muito atenta e curiosa no que toca à escrita e à leitura.
O director do Externato de S. Miguel de Refojos, Monsenhor José Augusto Ribeiro, e a professora responsável por esta acção, Fátima Bértolo, agradeceram a presença e disponibilidade do autor, que respondeu a todas as questões levantadas pelos estudantes.
No final houve sessão de autógrafos.
A iniciativa, decorreu de 6 a 8 de Abril e promoveu um conjunto de actividades lúdico-pedagógicas com destaque para a animação e actos de leitura, a recriação de época Barroca e a representação de Frei Luís de Sousa, a par de momentos musicais proporcionados pelos alunos do Externato de S. Miguel de Refojos, envolvendo a comunidade educativa e a população local.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.