Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 11-04-2011

SECÇÃO: Informação

PÓLO DO VALE DO AVE DA RESINORTE
EM PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO EM QUALIDADE, AMBIENTE E SEGURANÇA

O Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança do Pólo do Vale do Ave da RESINORTE encontra-se em processo de Certificação, em conformidade com as normas em vigor desde Dezembro de 2010, nomeadamente a NP EN ISO 9001, NP EN ISO 14001 e OHSAS 18001.
Este Sistema abrange todas as actividades, recursos humanos e infra-estruturas do Pólo do Vale do Ave, bem como todas as obras em curso para a construção e/ou melhoria das suas instalações. No desenvolvimento deste processo todos os colaboradores do Pólo do Vale do Ave têm uma participação activa. O envolvimento e empenho (pessoal e profissional) será um factor impulsionador para, em conjunto, se alcançar a Certificação em Qualidade, Ambiente e Segurança.
O Pólo do Vale do Ave, à imagem do que sucedeu com os restantes Pólos da RESINORTE – Baixo Tâmega, Alto Tâmega e Vale do Douro – avançou para a implementação de um sistema integrado de gestão, contando com a colaboração de uma empresa externa de consultoria, com vasta experiência na implementação destes sistemas.
Esta certificação tem vantagens quer a nível interno da empresa quer externo. Internamente, a certificação actua como um factor motivador, ao exigir a participação de todos, e ao estabelecer obrigações na formação dos recursos humanos, contribuindo para a criação de uma nova cultura, no sentido da melhoria contínua da empresa. Determina, ainda, a definição clara de responsabilidades e de optimização de processos de trabalho. Ao nível externo, a certificação confere uma imagem ainda mais positiva da empresa, contribuindo para atrair a confiança dos seus clientes.
A RESINORTE é a entidade responsável pela exploração e gestão do Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Norte Central, e encontra-se estruturada em quatro Pólos: Pólo do Alto Tâmega, Pólo do Baixo Tâmega (Sede), Pólo do Vale do Ave e Pólo do Vale do Douro.
Iniciou a sua actividade no dia 20 de Outubro de 2009 e serve uma população de cerca de um milhão de habitantes. Trata mais de 350 mil toneladas de resíduos por ano, cobrindo uma área superior a 8.000 km2.
A RESINORTE resultou da fusão das empresas REBAT, RESAT e RESIDOURO, agregando os sistemas intermunicipais da Associação de Municípios do Vale do Douro Norte (AMVDN) e da Associação de Municípios do Vale do Ave (AMAVE) tendo como principal objectivo a obtenção de sinergias e de economias de escala, a par de uma maior eficácia e eficiência na gestão de recursos. Assim, ganhou-se uma dimensão que se traduz em ganhos do ponto de vista dos investimentos a realizar e dos custos de exploração de todas as infra-estruturas. Está implementado um sistema tarifário único, o qual reflecte os custos efectivos da gestão de resíduos, desde os custos de exploração, monitorização, manutenção das infra-estruturas e equipamentos do Sistema e os custos futuros resultantes de novos investimentos, da renovação das infra-estruturas e da sua manutenção/monitorização pós-encerramento.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.