Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 21-03-2011

SECÇÃO: Informação

CNO’s do Vale do Ave reúnem em Famalicão

Decorreu no dia 12 de Março, na Escola Secundária Padre Benjamim Salgado em Joane (Vila Nova de Famalicão), uma reunião de adultos dos Centros Novas Oportunidades do Vale do Ave, com o objectivo de criar uma Associação de Adultos da Região do Vale do Ave.
Foram convidados adultos dos diversos Centros Novas Oportunidades do Vale do Ave, todos eles com um perfil activo e experiência associativa. Estiveram presentes nesta reunião três dezenas de elementos, onde para além do formato associativo e do modelo de gestão e financiamento, foram essencialmente discutidas propostas e colocadas diversas questões, tais como, a necessidade de debater resultados da INO (Iniciativa Novas Oportunidades), sobretudo nas empresas; a necessidade de sensibilização das chefias das empresas e empresários e dinamizar a continuidade dos processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de competências junto das empresas; a necessidade de promover mais acções de formação ao nível do secundário; a Associação de Adultos deverá mobilizar mais mulheres e mais público para aderir à Educação-Formação; a necessidade de sensibilização junto dos responsáveis da Educação para os problemas actuais da Escola e da Educação; foram ainda sugeridas algumas propostas e levantadas algumas questões como: a Associação deve estar mais virada para a formação continua de Adultos e para a cidadania activa; a Associação vai intervir junto das empresas? Quem devem integrar a Associação?; a Associação poderá mais tarde vir a tornar-se numa Federação ou numa IPSS (como está a ocorrer esta necessidade de continuidade noutras regiões)?; a Associação deve dinamizar a parte cultural porque o RVCC está mais virado para a parte profissional? Quais os seus objectivos específicos?
Estas e outras questões foram afloradas após várias rondas muito participadas pelos presentes. No final, foi constituído um grupo restrito de 6 elementos que terão por missão elaborar os estatutos da futura associação com o apoio dos de Centro Novas Oportunidades da região.
O encontro contou com o apoio de um grupo de trabalho do Fórum de Centro Novas Oportunidades do Vale do Ave, estando presentes dois adultos do CNO da Associação Empresarial e outros dois do CNO da Escola Secundária de Fafe.
O Fórum de Centro Novas Oportunidades do Vale do Ave integra também, o Centro de Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão e Vizela.”

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.