Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 21-03-2011

SECÇÃO: Informação

Cabeceirenses pedalaram 958 quilómetros de Lourdes até Santiago de Compostela

Numa longa e aventureira viagem, dois amigos de Cabeceiras de Basto - José Sousa (Zé do Outeirinho) e Carlos Leite (Carlos Barbeiro) - pedalaram 958 quilómetros de Lourdes, França, até Santiago de Compostela, Espanha, um percurso “inesquecível” que levou sete dias a concluir.

José Sousa e Carlos Leite no momento da partida, em França
José Sousa e Carlos Leite no momento da partida, em França
Motivados pela descoberta dos Caminhos de Santiago, José e Carlos fizeram-se à estrada numa carrinha de aluguer que os deixou em Lourdes, local de peregrinação francês onde o trajecto de bicicleta teve o seu início, no dia 4 de Março.
Ao longo dos sete dias de viagem muitos foram os imprevistos e as relações de amizade deixadas para trás, mas que permanecerão na memória dos aventureiros cabeceirenses, amantes do desafio e do cicloturismo.
“Muito frio, pequenas avarias, desafinações e furos derivados à quantidade de quilómetros percorridos” foram alguns obstáculos que os dois amigos tiveram de enfrentar.
Cicloturistas foram recebidos nos Paços do Concelho
Cicloturistas foram recebidos nos Paços do Concelho
Pelo caminho, muitas foram também as amizades estabelecidas com peregrinos portugueses e de outras nacionalidades, histórias que os cabeceirenses prometem lembrar com carinho, apesar da prova ter sido “muito dura”.
“Falamos com muitos peregrinos que nos ficaram no coração e as pessoas iam-nos dando muita força”, confidenciou Carlos Leite, visivelmente satisfeito por ter superado mais um desafio.
Garantindo que “valeu a pena o sacrifício”, José Sousa promete continuar a pedalar, quer em Portugal, quer além fronteiras. “No final, ficam os bons momentos que a viagem nos proporcionou”, destacou o cicloturista, orgulhoso nas fotografias e nos vídeos que trouxe da viagem “para mais tarde recordar”.
José Sousa e Carlos Leite foram recebidos à chegada a Cabeceiras de Basto, no passado dia 11, pelo presidente da Câmara Municipal, Eng.º Joaquim Barreto, e pelo vereador Francisco Pereira.
Depois de cumprimentar os conterrâneos, o autarca elogiou o desempenho dos cicloturistas nesta prova, “que serve de estímulo à prática do desporto e à adopção de estilos de vida saudáveis”.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.