Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 21-03-2011

SECÇÃO: Informação

“Acção Social em Fafe” – Centro Mais

A Escola Profissional de Fafe, promoveu no dia 9 de Março, um workshop subordinado ao tema “Acção Social em Fafe”. Uma iniciativa desenvolvida pelo Centro Mais - Centro Novas Oportunidades da AEFafe. Apesar da sessão se enquadrar nos processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) ao nível do secundário, contou com a adesão não só de adultos do Centro Novas Oportunidades, como também de demais cidadãos que se interessam pela temática, reunindo cerca de meia centena de participantes.
Num momento em que as mudanças orçamentais e a conjuntura actual do país lesam a situação económica da maioria da população, percebeu-se como importante a realização deste workshop, que teve como principal objectivo informar os participantes sobre os apoios sociais vigentes no município. A apresentação contou com a intervenção dos oradores Luciano Correia (Segurança Social de Fafe), Dra. Dalila Oliveira (Acção Social da Câmara Municipal de Fafe) e Dr. Paulo Martins (Cruz Vermelha Portuguesa – delegação de Fafe) que exploraram de forma prática e concisa os apoios disponibilizados e iniciativas construídas, bem como o procedimento a adoptar para aceder aos mesmos.
Após a apresentação dos oradores surgiram diversas questões relativas a situações particulares, que os oradores prontamente esclareceram. Discutiu-se ainda a necessidade de, antes de se organizar uma iniciativa pessoal (p. ex. recolha de bens alimentares), articular com as entidades correspondentes para não ocorrerem quaisquer imprevistos (p. ex. não haver condições de armazenamento). No final, houve espaço para exteriorização de alguma insatisfação relativamente às reformas do Estado, tendo ainda sido discutida a importância de se denunciar os casos de incumprimento por parte de quem recebe subsídios, sendo esta denúncia garantidamente anónima. No final do workshop foi proposta dos adultos do Centro Mais a realização de uma actividade relativa ao tema explorado que deverá constar do portefólio reflexivo de aprendizagens.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.