Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 28-02-2011

SECÇÃO: Última Página

Carnaval para todos os gostos em Cabeceiras de Basto
Mil e oitocentas crianças dão corpo ao corso carnavalesco das escolas

Realiza-se na próxima sexta-feira, dia 4 de Março, o tradicional desfile de Carnaval das crianças das escolas e jardins-de-infância do concelho.
A Floresta, o Mar e os Lusíadas foram os temas escolhidos para colorir o Carnaval em Cabeceiras de Basto, um corso que irá envolver 1800 participantes e três carros alegóricos - uma árvore, uma baleia gigante e barracas da praia.
Organizado pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pelo Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, o corso carnavalesco percorre as principais ruas da vila do Arco de Baúlhe (durante a manhã) e de Refojos (durante a tarde). A folia e as brincadeiras prometem animar o Carnaval das escolas em Cabeceiras de Basto.
O programa da manhã tem como palco as ruas da vila do Arco de Baúlhe, onde 600 crianças vão ‘vestir’ a floresta. À tarde, 1200 figurantes vão desfilar com diversos trajes alusivos ao mar.
Conduzido pelo Comboio Turístico, o corso carnavalesco conta com a participação do Centro Social de Cabeceiras de Basto, que vai incorporar o tema das ‘Histórias Tradicionais e Infantis’, com destaque para o ‘Rato da Cidade, Rato do Campo’; os ‘101 Dálmatas’, ‘Alice no país das Maravilhas’ e a ‘Branca de Neve e os Sete Anões’.
Comandados pela Baleia Gigante, os jardins-de-infância vão desfilar em Refojos de estrelas-do-mar. Seguem-se os golfinhos protagonizados pelos meninos e meninas do 1.º ano e os polvos, que sairão à rua através do Grupo de Gondarém.
Os alunos do 2.º ano vão desfilar com fatos de banho antigos e exibir as típicas barracas de praia, enquanto os alunos do 3.º e 4.º ano vão dar corpo às tradicionais peixeiras/sargaceiras e marinheiros.
As 34 turmas do 5.º ao 9.º ano do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto abordarão variadas temáticas ligadas à mitologia dos Lusíadas.
De salientar, ainda, que o corso conta com a colaboração do Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
Para o dia de Carnaval, 8 de Março, está agendado o tradicional cortejo organizado pela Associação Recreativa e Cultural do Arco de Baúlhe (ARCA), que contará com a presença de dezenas de figurantes e diferentes carros alegóricos alusivos aos mais variados temas.
A folia promete, assim, invadir as freguesias do Arco de Baúlhe e Refojos, animando foliões e espectadores em mais um dia de Carnaval, onde as brincadeiras ‘não se levam a mal’.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.