Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 28-02-2011

SECÇÃO: Informação

CENSOS 2011
XV Recenseamento Geral da População - V Recenseamento Geral da Habitação

Durante os meses de Março e Abril de 2011, vai realizar-se em todo do território nacional, o recenseamento geral da população e simultaneamente o recenseamento geral da habitação, mais precisamente, os Censos 2011, que têm como objectivo recensear todos os cidadãos e famílias residentes em Portugal.
A recolha de dados decorre simultaneamente em todo o país, através da resposta obrigatória dos cidadãos a questionários referentes ao alojamento, famílias e indivíduos. Um outro questionário referente aos edifícios será igualmente preenchido, desta feita pelo recenseador.
Uma ‘mega operação’ que estará em curso, abrangendo centenas de recenseadores que estarão devidamente identificados e a quem cabe prestar todo o esclarecimeto e apoio necessário ao preenchimento dos questionários.
Os dados individuais recolhidos destinam-se a fins estatísticos, sendo confidenciais e sigilosos, pelo que não podem ser divulgados. Qualquer infracção por parte dos recenseadores é punível por lei.
Assim, entre Março e Abril, devem ser peenchidos e entrgeues os questinários, cuja resposta, pela primeira vez em Portugal, pode ser data para internet (e-censos), como alternativa ao tradicional formulário em papel.
Todas as residências serão contactadas por um recenseador, devidamente credenciado e formado para o efeito, que deixará a documentação, ou seja, os questionários em papel e um envelope fechado, contendo igualmente códigos de acesso para quem optar por responder via internet. Caso os moradores não se encontrem em casa, os documentos serão deixados na caixa de correio.
A entrega das respostas aos Censos iniciam no dia 21 de Março de 2011. Se optar por responder ao questionário em formulário de papel, o recenseador voltará à residência para os recolher.
De referir ainda quue os trabalhos de campo dos Censos 2011, decorrem de 7 de Março a 24 de Abril de 2011, distriduídos em três fases, sendo a primeira de 7 a 20 de Março, altura em que será feita a distribuição da documentação aos cidadãos; uma segunda fase a ter lugar de 21 a 27 de Março, abrangerá aqueles que optem por responder aos questionários só pela Internte; a terceira fase, de 28 de Março a 10 de Abril, a resposta pode ser dada em suporte de papel e via internet; a quarta e útima fase, decorre de 10 a 24 de Abril e destina-e a quem opte por responder só em papel.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.