Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 28-02-2011

SECÇÃO: Informação

Gabinete de Inserção Profissional apoia desempregados em Cabeceiras de Basto

O Gabinete de Inserção Profissional (GIP) de Cabeceiras de Basto é uma das entidades que acompanha a situação dos desempregados do concelho. O GIP resulta de uma candidatura da Mútua de Basto ao Instituto do Emprego e Formação Profissional.
A funcionar nas instalações do Centro Novas Oportunidades da Mútua de Basto, o GIP presta apoio a jovens e adultos desempregados para a definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, em estreita cooperação com o Centro de Emprego de Basto.
Trata-se de um espaço de proximidade destinado a apoiar os munícipes na procura de emprego, formação, estágios, encaminhamento para actividades diversas como o voluntariado e outras.
O GIP pretende divulgar as medidas de apoio e estímulo ao emprego que permitam contrariar o fenómeno de desemprego que se regista não só no concelho Cabeceirense, como no país e na Europa, problemática que se reflecte quer a nível pessoal, como social e económico junto das pessoas.
Neste contexto, a implementação do Gabinete de Inserção Profissional traduz-se numa resposta social, a qual visa contrariar os efeitos previsíveis da actual conjuntura de recessão económica e o consequente aumento dos casos de pobreza e exclusão social associados ao aumento do desemprego.
O GIP está ainda empenhado em sensibilizar o tecido empresarial e os diversos parceiros sociais com vista à inserção profissional da população activa do concelho em situação de desemprego.
Entre os principais objectivos do gabinete estão a informação profissional para jovens e adultos desempregados; o apoio à procura activa de emprego; o acompanhamento personalizado dos desempregados em fase de inserção ou reinserção profissional; a captação de ofertas de entidades empregadoras; a divulgação de ofertas de emprego e actividades de colocação; o encaminhamento para ofertas de qualificação; a divulgação e encaminhamento para medidas de apoio ao emprego, qualificação e empreendedorismo; a divulgação de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego e na formação profissional no espaço europeu; a motivação e apoio à participação em ocupações temporárias ou actividades em regime de voluntariado que facilitem a inserção no mercado de trabalho; o controlo de apresentação periódica dos beneficiários das prestações de desemprego; entre outras actividades consideradas necessárias aos desempregados inscritos no Centro de Emprego de Basto.
O Gabinete de Inserção Profissional da Mútua de Basto, dinamizado pela Drª Ana Rocha, funciona na Rua Antunes Basto n.º 363, em Cabeceiras de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.