Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 28-02-2011

SECÇÃO: Informação

Guias de Portugal celebram Dia Mundial do Pensamento

A Associação Guias de Portugal – 1ª companhia de Cabeceiras de Basto assinalou no dia 27 de Fevereiro, o Dia Mundial do Pensamento.
Tratou-se de uma iniciativa com abrangência regional, na qual participaram cerca de duzentas raparigas, com idades compreendidas entre os 6 e os 21 anos de idade, provindas de vários pontos do distrito.

foto
Este ano, as dezasseis companhias existentes na região agruparam-se em três locais distintos, do litoral ao interior, entre os quais Cabeceiras de Basto.
A jornada começou cedo, pela 9 da matina, altura em que foi possível visualizar um filme no Auditório Municipal Ilídio dos Santos.
Seguiu-se a Eucaristia Dominical, celebrada pelo Pároco de Refojos de Basto, Jorge Carneiro.
Além das Guias, que particiaram activamente na Missa, familiares e a amigos, estiveram também presentes, o Pároco Fernando Castro, os representantes da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Pereira e Stela Monteiro, antigas guias e muitos fiéis que assistiram às cerimónias religiosas enchendo a Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos.
No final, e após o agradecimento feito às entidades que colaboraram com as guias na organização desta jornada, foram ‘renovados’ os votos subscentes ao guidismo, que este ano tem como metas aumentar o número de companhias existentes na região e no país, mantendo vivos os princípios de uma cidadania activa em prol das comunidades mais carenciadas.
Finda a Eucaristia, as Guias participantes, seguiram em cortejo ao longo da Praça da República.
À tarde, a comemoração do Dia Mundial do Pensamento, continuou no Auditório Municipal Ilidio dos Santos, onde as Guias, se reuniram dando corpo a uma corrente mundial de pensamento e reflectindo sobre a forma de por em prática estes pensamentos na angariação de fundos para ajudar outras Guias através da Associação Mundial, através do tostão mundial.
Recorde-se que a expressão “A penny for your toughts” (Um tostão pelos teus pensamentos) foi o mote sugerido há 74 anos atrás para uma actividade destinada a ajudar outras guias e a implementar o guidismo pelo mundo, e cujo objectivo e significado se mantém até aos nossos dias.
No dia 22 de Fevereiro nasceram o fundador das Guias, Lord Baden-Powell (em 1857), e a Chefe Mundial, Lady Baden-Powell (1889), motivo pela qual esta data foi escolhida para que, anualmente guias de todo o mundo pensassem umas nas outras. Data esta que é normalmente assinalada no fim-de-semana mais próximo, motivo pela qual este ano caiu no dia 27 de Fevereiro.
Em Cabeceiras de Basto, estes valores estão bem presentes no dia a dia desta companhia que com alegria e muito dinamismo desenvolve diversas actividades, participa em projectos solidários e contribui para a formação de crianças e jovens cujos princípios apreendidos serão seus aliados ao longo da vida.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.