Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 07-02-2011

SECÇÃO: Opinião

«Contar, cantar e pintar Mondim»

“O Caminho de Santiago Por Terras de Basto” é o tema do concurso de fotografia e pintura, que a Junta de Freguesia vai promover no âmbito do evento cultural «Contar, cantar e pintar Mondim».
Trata-se de uma iniciativa a decorrer nos dia 21 e 22 de Maio próximo, cujo programa integra um conjunto de acções tais como exposições de pintura, fotografia, outras exposições e conferências.
O concurso visa lançar olhares sobre as memórias do concelho, que este incidem sobre os percursos e as localidades que os caminheiros percorriam no seu acesso a Espanha em direcção a Santiago de Compostela na Galiza.
Caminhos estes, que atravessavam as Terras de Basto, tal como atesta o celebre relato da viagem do primeiro estrangeiro que se conhece, o Barão Leon Rosmithal do Reino da Boémia, hoje, República Checa, que atravessou Portugal no século XV, calcorreando estas paragens.
Incentivar e premiar a criatividade e a arte dos autores portugueses, bem como ajudar a conhecer a história local e social, são objectivos desta iniciativa cujo programa e regulamento se encontra disponível na Junta de Freguesia para todos os interessados em participar.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.