Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 07-02-2011

SECÇÃO: Informação

Universidade Sénior em Concurso de Cultura Geral

foto
Um grupo de formandos da Universidade Sénior de Cabeceiras de Basto (USCaB) participou na sétima edição do Concurso de Cultura Geral promovido pela Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS), no dia 29 de Janeiro.
Intitulado ‘O Saber Não Tem Idade’, o concurso decorreu em Torres Vedras, onde o grupo Cabeceirense teve oportunidade de dar a conhecer o concelho e divulgar as suas potencialidades.
Promover as UTIs, estimulando o sentido cognitivo dos participantes e o convívio entre alunos e professores das diferentes Universidades foi o grande objectivo do Concurso de Cultura Geral, ao qual se apresentaram 21 Universidades, num total de 500 alunos.
Na ocasião, o Governador Civil de Lisba, António Galamba, elogiou a iniciativa e o empenho de todas as Universidades Séniores.
O momento foi de grande convívio entre todos os participantes, que receberam um prémio de participação.
Recorde-se que a Universidade Sénior de Cabeceiras de Basto funciona desde 2008, garantindo desta forma, uma resposta social, que tem como objectivo promover e dinamizar regulamente actividades sociais, culturais, educacionais e de convívio, preferencialmente para e por pessoas maiores de 50 anos. As actividades educativas decorrem num regime não formal, sem fins de certificação e desenvolvidas num contexto de formação ao longo da vida.
As aulas têm lugar no edifício do Mercado Municipal de Cabeceiras de Basto, em conformidade com um plano curricular previamente definido que abrange disciplinas como informática, inglês, história local, expressão musical e dramática, dança, cidadania, entre outras, com o intuito de proporcionar a aquisição e a partilha de conhecimentos e vivências, e desta forma, momentos de convívio integrados num projecto abrangente e comunitário. Projecto este, desenvolvido pela Emunibasto com o apoio da Câmara Municipal, que visa essencialmente, a ocupação salutar dos tempos livres.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.