Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 07-02-2011

SECÇÃO: Opinião

Festa das Papas - dia 20 de Janeiro no lugar do Samão

Todos os anos se repete a tradição. Ano ímpar no Samão, ano par, em Gondiães, no concelho de Cabeceiras de Basto. Trata-se da Festa das Papas, uma festa popular que anualmente honra o S. Sebastião, no dia 20 de Janeiro.
A população daqueles lugares sertanejos reúne-se e semanas antes começam a preparar o repasto para oferecer aos milhares de forasteiro, que, quer faça neve, sol ou chuva, sobem a serra para apreciar a broa, o vinho, as papas de farinha e a carne de porco. Íguarias saboreadas em pleno ar livre, que são anteriormente benzidas e distribuidas pelos comensais, ao longo de uma ‘mesa’ improvisada para o efeito, onde são estendidos metros e metros de toalhas para pousar os alimentos. Em compassos defenidos por uma ‘vara’, as pessoas perfilam-se e logo após a passagem do santo padroeiro, vão degustando os produtos. Alguns guardam consigo um pedaço de carolo até ao próximo ano.
Em 2011, a festa das Papas decorre no lugar de Samão, começando com a missa, a benção dos alimentos e o repasto que se prolongará tarde fora. Animação e convívio, associado à crença popular dominam esta festa secular em que o povo anualmente participa para dar cumprimento a uma promessa antiga que remonta à Idade Média.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.