Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 07-02-2011

SECÇÃO: Opinião

Benefícios da Terapia da Fala

foto
A Terapêutica da Fala, ou Terapia da Fala, como meio de intervenção específico para a Comunicação, Linguagem, Fala e Deglutição, surgiu nos Estados Unidos da América (EUA), para reabilitação dos soldados de duas guerras dos EUA (II Guerra Mundial e Vietname). Era uma terapia virada para a recuperação de capacidades perdidas em utentes adultos e virada essencialmente para a recuperação da Fala. Actualmente, o campo de actuação de um Terapeuta da Fala é substancialmente mais alargado, abrangendo todas as alterações de Linguagem, de Comunicação e de Interacção de utentes de todas as idades e ainda alterações na Deglutição ou associadas. Esse alargamento fez com que o quadro dos utentes atendidos divergisse para outras áreas. Apesar de haver constante evolução no campo da reabilitação, o Terapeuta da Fala foi chamado para integrar equipas ligadas à reeducação de crianças com problemas de Comunicação, de Linguagem e de Fala. Por outro lado, a própria área da Fala foi subdividida, havendo profissionais que se especializam no trabalho de Articulação, de Voz ou de Débito. Encontramos, actualmente, TF’s em Equipas de Intervenção Precoce, nas Equipas da Área Educativa de crianças e jovens, nomeadamente nos Núcleos de Surdos ou nas Unidades de Apoio à Multideficiência, nas Equipas de Reabilitação para crianças e/ou adultos e áreas específicas, como a Otorrinolaringologia (problemas de audição, de voz, …), a Ortodontia, a Pediatria, a Pedopsiquiatria, a Cirurgia Plástica reconstrutiva dos órgãos envolvidos na produção de Fala ou a Neurologia, em centros de apoio à população júnior e sénior ou ainda em Unidades de Cuidados Continuados.
Segundo o Dec.Lei 261/93, de 24 de Julho:” O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações relacionadas ao nível da fala e da linguagem bem como alterações relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva (incluindo a aprendizagem), oro-muscular, respiração, deglutição e voz. Neste contexto, a comunicação engloba todas as funções associadas à compreensão e à expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas apropriadas de comunicação não-verbal.”
Assim, de uma forma geral o Terapeuta da Fala desenvolve actividade em adultos/ idosos e crianças no sentido da prevenção, avaliação e tratamento de Perturbações da interacção e comunicação (em indivíduos que podem ter necessidade de um meio alternativo e/ou aumentativo de comunicação, como pode ocorrer por exemplo na Paralisia cerebral, Trissomia 21 e Perturbações do espectro do autismo), Perturbações na expressão e/ ou compreensão da linguagem (como o Atraso de desenvolvimento da linguagem e a Afasia), Perturbações da fala (Disartria, Perturbação articulatória, Disfonias, Fenda labial e/ ou palatina, Laringectomias e Gaguez), Perturbações da leitura e escrita (Dislexia, Disortrografia), Perturbações da alimentação (Disfagias ou Perturbação da deglutição), Alterações da motricidade e sensibilidade oro-facial (doenças degenerativas, tratamentos pós-traumáticos e pós-cirúrgicos), alterações nos aspectos cognitivos da comunicação (períodos de atenção, memória, resolução de problemas, desenvolvimento de funções executivas) e funções sensoriais no âmbito da comunicação (défice auditivo).
Cabe-me a mim enquanto Terapeuta da Fala, reflectir sobre os diversos domínios científicos no que concerne às Perturbações da comunicação humana e “esmiuçar” o que é isto de TERAPIA DA FALA, que afinal nem é só de crianças nem é só da fala. Convosco vou divulgar, partilhar conhecimentos e esclarecer todas as questões que vos suscitem dúvidas sobre esta área da saúde, que se encontra actualmente em grande expansão. E porque informar é prevenir, procurarei em próximas edições abordar sinais de alerta que podem indicar o desenvolvimento de determinadas patologias, de forma à sua intervenção o mais precocemente possível. Fiquem à espera...
Mais informações em; www.descobreaterapiadafala.blogspot.com

Rita Magalhães

A Terapeuta da Fala

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.