Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 17-01-2011

SECÇÃO: Informação

Novos topónimos nas vilas de Cabeceiras e Cavez

foto
Câmara aprova designação para ruas

O executivo municipal aprovou a atribuição de diversos topónimos na vila de Cabeceiras de Basto e na vila de Cavez sugerida pela Comissão Municipal de Toponímia, na sequência de reunião tida a 5 de Janeiro de 2011.
foto
Neste âmbito, foram atribuídos três novos topónimos na Vila de Cabeceiras de Basto, nomeadamente, Rua Monsenhor António Tanque, resultante da homenagem póstuma que o executivo municipal decidiu prestar a este Monsenhor, falecido a 4 de Abril de 2009, e que foi vários anos Director do Externato S. Miguel de Refojos; Rua de Rives, com o objectivo de distinguir a localidade francesa de Rives com a qual a freguesia de Refojos de Basto se encontra geminada e Bairro da Freita – Rua 7, topónimo atribuído num dos arruamentos do lugar da Freita, na freguesia de Refojos.
foto
Segundo informação divulgada, para a vila de Cavez foi aprovada a atribuição de vários topónimos para alguns arruamentos que passam a designar-se de Calçada da Ponte Velha, Rua do Esturrado, Travessa do Esturrado, Rua da Ferreirinha, Rua do Pedral, Rua da Portela da Milha, Rua de Além do Ribeiro, Rua Juiz Conselheiro de Cortinhas, Rua das Cerdeirinhas, Rua do Outeiro, Rua do Centro, Rua de Palheiros e Rua da Trofa.
Neste número publicamos os mapas das ruas às quais foram atribuídos topónimos na Vila de Cabeceiras de Basto e na próxima edição publicaremos o mapa da freguesia e Vila de Cavez com as devidas designações.


© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.