Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 30-12-2010

SECÇÃO: Informação

Utentes dos Espaços de Convívio e Lazer celebraram o Natal

Dezenas de utentes dos onze Espaços de Convívio e Lazer de Cabeceiras de Basto participaram nas festas de Natal que ocorreram um pouco por todo o concelho, em momentos de muita animação e grande convívio, juntando as gerações de netos e avós.

Convívio de Natal no ECL de Outeiro
Convívio de Natal no ECL de Outeiro
Nos Espaços de Convívio e Lazer de Alvite, Arco de Baúlhe, Eiró (Riodouro), Faia, Moimenta (Cavez), Outeiro, Painzela, Passos, Pedraça, Refojos de Basto e Vila Nune realizaram-se lanches e jantares-convívio, levando os idosos a partilhar o espírito de Natal com os amigos de longa data.
Numa altura em que os valores da solidariedade, da partilha e da união falam mais alto, a organização das iniciativas, a cargo da Régie Cooperativa Basto Vida, pretendeu dar um novo alento àqueles que vivem mais isolados e longe da família.
Juntando-se às várias iniciativas que celebraram a quadra natalícia, o executivo municipal de Cabeceiras de Basto, liderado pelo presidente da Câmara, Eng.º Joaquim Barreto, testemunhou a amizade que une os utentes dos onze Espaços de Convívo e Lazer.
Utentes do ECL do Arco de Baúlhe em confraternização
Utentes do ECL do Arco de Baúlhe em confraternização
Como prenda de Natal, o Município ofereceu micro-ondas para aquecer o chá e máquinas fotográficas para registar todos os momentos de festa para mais tarde recordar nos diferentes espaços dedicados aos idosos.
Jantar Natalício no Espaço de Convívio de Refojos
Jantar Natalício no Espaço de Convívio de Refojos
Elogiando a ligação forte existente entre as gerações, o autarca apelou aos valores da solidariedade para com as camadas da população mais débeis.
De salientar que, nos Espaços de Convívio e Lazer as pessoas podem, numa relação mais humanizada, realizar actividades e ocupações que lhe permitam uma melhor qualidade de vida, fugindo do isolamento a que estavam voltadas no dia-a-dia.
Incentivar a participação e potenciar a inclusão social, fomentar as relações interpessoais e integeracionais e contribuir para retardar ou evitar a institucionalização são os principais objectivos dos Espaços de Convívio e Lazer criados para os maiores do concelho de Cabeceiras de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.