Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 06-12-2010

SECÇÃO: Informação

Homenagem a Salgado Zenha

O Secretariado do PS aprovou por unanimidade e aclamação a proposta apresentada por Joaquim Barreto de homenagem ao grande socialista Salgado Zenha, com o seguinte teor:
“O Dr. Francisco Salgado Zenha foi um socialista com prestígio nacional, reconhecido pela nobreza, de carácter, inteligência, cultura, empenhamento nas grandes causas, defensor antes do 25 de Abril, nos tribunais plenários de imensos anti-fascistas e no pós 25 de Abril foi o grande baluarte na luta contra a tomada de poder pelas forças anti-democráticas.
Foi Ministro da Justiça e Ministro das Finanças, deputado na Constituinte e Legislativas exercendo acções de reconhecido mérito ao nível nacional e internacional.
Ainda hoje é célebre o slogan ‘Soares e Zenha não há quem os detenha’, gritado pormilhares de socialistas.
Para além do seu enorme prestígio que lhe granjeiam enorme respeito político e pessoal, sendo natural de Braga e com fortes ligações a Soutelo, Vila Verde, onde passava as férias com a sua família, dedicou a este distrito muita da sua actividade política, criando profundas relações pessoais com muitos de nós.
Foi por diversas vezes cabeça de lista nas eleições para Deputado à Assembleia da República e foi durante diversos mandatos Presidente da Assembleia Municipal de Braga.
Homenagem a tão ilustre e nosso saudoso amigo é mais do que um acto de justiça. É o reconhecimento de um cidadão que serviu de exemplo e de referência a gerações socialistas.
Assim, proponho que o auditório da Sede da Federação seja distinguido como Auditório Dr. Francisco Salgado Zenha”.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.