Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 06-12-2010

SECÇÃO: Informação

Francisco Mangas apresenta ‘A Menina’

A Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho acolhe no próximo dia 9 de Dezembro, pelas 14h30m, a apresentação do livro ‘A Menina’.
Trata-se de uma obra de autoria de Francisco Duarte Mangas, com ilustração de José Feitor.
Este conto infantil será apresentado pelo autor, um verdadeiro contador de histórias, numa ‘cerimónia’ simples onde estará presente o Vereador da Cultura Dr. Domingos Machado, professores, alunos e demais convidados.
‘A Menina’ é uma obra chancelada pela Caminho das Palavras e narra a história de um pai natal à moda antiga, inventor de brinquedos de madeira, exausto de tantas viagens debaixo de neve, que delega a arte e o generoso ofício no filho. ‘Parte de madrugada: no regresso, dias depois, só as renas e um capote’. O filho adorava as árvores da floresta. Desde menino repartia solidões, dúvidas e alegrias com um caracol. Inseparável amigo, de uma rara virtude: pensava, pensava devagar e bem. Certa manhã, o jovem leva as renas à clareira da floresta a beber a frescura do mundo, como sempre o seu pai fazia pelo mês de Maio. De repente, os animais suspendem o pasto, erguem a cabeça: no centro da clareira, um capote forrado a pele de marta agasalha uma menina de escassos dias de vida. A Menina é uma inesperada história de amizade, de reencontros, de subtis sentimentos que parecem não existir mais entre as pessoas. Uma história também de amor pelas árvores e por outros seres da floresta. A dado passo, a dúvida sobressaltará o leitor: o que é feito da mãe do jovem pai natal?
Um conto que será certamente do agrado de todos e que poderá ser também adquirido naquele espaço cultural.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.