Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 06-12-2010

SECÇÃO: Informação

Magusto de S. Martinho na Freguesia de Mondim de Basto

No dia 14 de Novembro, a Freguesia de Mondim de Basto e o Parque de Campismo local, comemoraram o dia de S. Martinho.
Apesar das condições metereológicas adversas dezenas de pessoas marcaram presença neste tradicional evento.
A caminhada teve início no Parque de Campismo percorrendo o lugar de S. Sebastião, Carrazedo local este, onde os participantes tiveram que colocar a prova as suas qualidades de Indyan Jones, ao atravessar o rio Cabril através de apenas duas vigas de ferro. Após a travessia, já do lado de Vilar de Viando, no alto do monte com umas vistas fabulosas para o vale do rio Cabril, pintada com as côres do Outono, foi servido um mata bicho do costume com bolachas, castanhas assadas na caruma, vinho verde, vinho do Porto, jeropiga e uma deliciosa Bola de Carne oferecida pelos aficionados das iniciativas da Junta de Freguesia vindos de S. Mamede de Infesta, o Sr Elísio Rodrigues e esposa. A caminhada seguiu em direcção ao lugar de Vilar de Viando por caminhos rurais até ao Parque de Campismo onde fomos recebidos com alguns pingos de chuva e umas boas entradas de tiras de barriga de porco cozidas, chouriço, tiras de febras e salsichas frescas. Logo de seguida foi servido o almoço com sopa de legumes para aquecer a alma dos mais friorentos. Como não podia deixar de faltar, houve animação musical que decorreu com a actuação do musical, Carlos Ribeiro que animou e encantou os presentes, que aproveitaram a pausa para embalarem nas asas da dança, uns em ritmo frenético e descompassado, outros numa harmonia suave e indelével, amparados por acompanhantes que vibravam a cada nova melodia.
No final da Tarde e para retemperar as forças e o calor, teve início o tradicional magusto. Dezenas de quilos de castanhas, caldo verde e vinho verde foram servidos a todos os presentes.
Nesta iniciativa, realizado pelo quinto ano consecutivo, o executivo agradeceu a presença dos dirigentes da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, que mais uma vez, ajudaram a realizar este tipo de eventos que contribuem grandemente para a divulgação da nossa terra e para a economia local.
No final, o executivo agradeceu a presença de todos os participantes, renovando votos para que no próximo ano haja S. Martinho e que as tradições se perpetuem. Na oportunidade anunciou que no próximo mês de Fevereiro de 2011, será realizada a festa da “Matança do Porco”, com muitas surpresas e em data a definir.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.