Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-11-2010

SECÇÃO: Última Página

Cavez acolheu Feira Tradicional

A  desfolhada minhota esteve a cargo do Rancho de Cavez
A desfolhada minhota esteve a cargo do Rancho de Cavez
O largo do Souto, na vila de Cavez, acolheu uma vez mais a realização da Feira Tradicional. Uma iniciativa que teve lugar no dia 14 de Novembro, entre as 10h00 e as 12h00, promovida por professores e alunos que frequentam a Escola da Ferreirinha e que de alguns anos a esta parte aproveitam os primeiros dias de Outono para ‘comercializar’ produtos caseiros e biológicos bem do agrado do numeroso público que ali se desloca. Trajados a rigor, alunos e professores deram corpo a um certame onde não faltaram as brincadeiras tradicionais e foram exaltados os usos e costumes de outrora apresentando quadros cénicos de grande beleza e tipicidade. Pela feira passaram vendedores de pão, de doces, de café, de hortícolas, frutas e leguminosas, mas também estveram representadas profissões antigas como as tecedeiras, os fotógrafos, enchendo de vida este importante centro histórico da freguesia. Ao toque das concertinas foram muitos os visitantes, provindos não só de Cavez como de freguesias limítrofes, que ali se deslocaram, para saborear ou adquirir iguarias locais, como as cavacas, o pão, os doces, o café feito em chocolateira de barro, entre outros produtos, avivando sabores de outrora e apresentando o que de bom se produz nesta terra de Basto.
Presentes no certame estiveram também os vereadores municipais, Francisco Pereira e Dr. Domingos Machado, assim como, Drª Cristina Dias e Drª Maria do Céu Caridade, do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto. Em representação da Junta de Freguesia de Cavez, esteve presente o Prof. José Serrão e da Assembleia de Freguesia, a Profª Laura Monteiro, entre outros professores e autarcas.
As concertinas animaram a Feira
As concertinas animaram a Feira
De referir ainda que o Rancho Folclórico de Cavez marcou presença dinamizando uma tradicional desfolhada minhota, assim como o grupo de bombos de Moimenta e as concertinas, que encheram de música aquele espaço. Presentes também, encarregados de educação, familiares e população em geral, que um vez mais se associaram a esta feira cheia de graça, que a comunidade escolar anualmente promove.

Autarcas e Professores visitaram a Feira
Autarcas e Professores visitaram a Feira




© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.