Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-11-2010

SECÇÃO: Informação

Magustos nas freguesias mobilizam população

Magusto na Faia
Magusto na Faia
Em Novembro é mês de S. Martinho, de castanhas e de vinho. Cabeceiras de Basto, não ‘foge à regra’ sendo vulgares os tradicionais magustos, vividos em famílias ou com a população. Uma tradição bem do agrado do povo que se reune para conviver e confraternizar.
Foi o que aconteceu no dia 14 de Novembro, em Vila Nune, Faia e Moimenta - Cavez, onde centenas de pessoas se juntaram para viver a tradição.
Em Vila Nune, a festa decorreu no recinto da antiga escola
Em Vila Nune, a festa decorreu no recinto da antiga escola
Em Vila Nune a iniciativa foi promovida pela Junta de Freguesia, que no recinto da antiga escola brindou as dezenas de pessoas presentes com castanhas assadas, vinho e doces e grande animação. O mesmo sucedeu na Faia. Uma jornada organizada pela Associação ‘Os amigos da Faia’ que contou com o apoio da Junta de Freguesia e que atraiu ao recinto da Escola dezenas de pessoas para degustarem este apreciado produto. À festa não faltou a música popular e um delicioso caldo verde. O Magusto prolongou-se tarde fora registando o agrado dos sócios, dirigentes, autarcas e muitos populares que ali acorreram.
foto
Também em Moimenta, foram muitas as pessoas que se deslocaram à antiga escola primária da localidade, onde actualmente funciona o Espaço de Convívio e Lazer e a sede da ARM – Associação Recreativa de Moimenta, para participar numa tarde de animação, onde a música e os jogos tradicionais dominaram. Gente da terra, mas também de outras ‘paragens’ apareceram para saborear a castanha assada e participar num animado e salutar convívio.
Ao que apuramos, segue-se a freguesia de Refojos, que no próximo dia 18 de Dezembro realiza um Magusto no Espaço de Convívio e Lazer. Uma iniciativa que é mais um pretexto para os seus utentes festejarem e conviverem como já é habitual naquele espaço sénior repleto de actividade e animação.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.