Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 25-10-2010

SECÇÃO: Informação

Biblioteca Municipal Dr. António Texeira de Carvalho

A Biblioteca Municipal de Cabeceiras de Basto, Dr. António Teixeira de Carvalho, recebe no dia 25 de Outubro de 2010, uma equipa da Biblioteca Mala Aviada. Trata-se de uma equipa que juntamente com duas turmas da Escola Básica de Arco de Baúlhe (7ºA e 7ºD), vai dinamizar um atelier onde, a partir de livros que estão deitados dentro de malas antigas, serão realizados jogos e exercícios de escrita criativa que pretende surpreender os jovens escritores e contadores de histórias ao ver que a sua mão voa e que as ideias fluem para o papel sem que estas se apercebam.

Biblioteca Municipal promove com frequência atelier's de escrita criativa
Biblioteca Municipal promove com frequência atelier's de escrita criativa
Esta mala é uma pequena biblioteca ambulante que contem ‘alimento para a fome ou a vontade de ler’. No âmbito desta iniciativa, todos podem participar e contar a sua história. Dentro desta mala muito viajada, encontram-se as histórias mais divertidas e estranhas que um senhor escaravelho tem para contar. Ele irá partilhar alguns segredos sobre o universo da ficção e ajudar os jovens a inventar uma história bem original. Pode ser uma história muito pequena sobre uma letra sozinha, ou, se não gostarem de histórias muito certinhas, os participantes podem virá-la de pernas para o ar, contá-la de trás para a frente ou até despedir as personagens. Neste ‘jogo’ tudo é permitido.
Sempre de lápis na mão, a viagem pelo mundo das letras prossegue com a realização de vários exercícios para estimular a imaginação e encontrar o prazer de criar.
Descobrir que há palavras que gostam de andar de mão dada, outras que trazem sempre a família toda atrás e outras ainda que só gostam do ponto final, são também aspectos a ter em conta neste atelier.
De referir que esta iniciativa resulta de uma candidatura apresentada ao Programa de Acções de Promoção da Leitura – Itinerâncias 2010, lançado pela Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas, a que a Biblioteca Municipal de Cabeceiras de Basto, Dr. António Teixeira de Carvalho aderiu e foi contemplada.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.