Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 25-10-2010

SECÇÃO: Informação

Pelos "Caminhos de Santiago" em Mondim de Basto

Dado o sucesso da peregrinação a Santiago de Compostela realizada no passado mês de Setembro, a Junta de Freguesia de Mondim de Basto e a Paróquia de Mondim de Basto, vão promover no próximo dia 31 de Outubro, em parceria com a Irmandade de Peregrinos a Santiago de Compostela por Terras de Basto, mais uma iniciativa pelos Caminhos de Santiago. Uma iniciativa que tem como objectivo agregar as comunidades e as entidades autárquicas do concelho de Mondim de Basto e das terras de Basto, tendo em vista potenciar os caminhos outrora utilizados pelos povos nas suas deslocações e as localidades por onde caminhavam e os conduziam a Espanha, nomeadamente à cidade de Santiago de Compostela, na Galiza. Trajectos relatados na viagem do primeiro estrangeiro que se conhece, o Barão Leon Rosmithal do Reino da Boémia, hoje, República Checa, que atravessou Portugal no século XV a caminho de Santiago de Compostela com passagem por Terras de Basto.
De referir que esta iniciativa tem também como objectivo implementar a sinalização no concelho de Mondim de Basto, dar continuidade as outras sinalizações já obradas noutros concelhos, desenvolver este valioso projecto de carácter cultural, religioso e de lazer, por forma a que passe a constar dos roteiros quer a nível nacional, europeu e internacional.
O programa da iniciativa propriamente dito começa às 9h15m, com a concentração dos participantes na Junta de Freguesia, seguindo pelas 9h30m, para o lugar da Anta. A caminhada começa às 10h00m e pelas 12h30m há um intervalo para pic-nic, em Bilhó. A jornada reinicia pelas 13h30m, e pelas 16h30m, está prevista a chegada à Capela do Souto em Mondim de Basto. A encerrar o programa está prevista, pelas 17h30m, a celebração de uma missa dos peregrinos e a entrega das Opas aos Peregrinos que fizeram o percurso do Caminho Português na etapa de 6 a 12 de Setembro.
Trata-se de um percurso com cerca de 23 quilómetros, cuja duração prevista é de 5 horas e apresenta-se com um grau de dificuldade média. É um percurso rectilíneo, gradualmente a descer, percorrido maioritariamente por calçadas e aldeias, onde se pode observar e visitar o património arquitectónico, como pontes, poldras, espigueiros, casas típicas, igrejas e pelourinhos. Ao longo do percurso será possível um contacto muito forte com os habitantes e com o mundo rural, paisagens deslumbrantes e coloridas. O percurso integra assim as aldeias de Anta, Assureira, Pioledo, Bilhó, Vila Chã, Vilar de Ferreiros, Caínha, Campos e Mondim de Basto.
Os interessados em participar podem inscrever-se até ao próximo dia 28 de Outubro e obter mais informação na Junta de Freguesia de Mondim.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.