Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 04-10-2010

SECÇÃO: Reportagem

foto
ALEGRIA NO REENCONTRO DOS EX-ALUNOS DO COLÉGIO S. MIGUEL DE REFOJOS

Caros leitores, é enorme a emoção que hoje sinto ao recordar o dia 25 de Setembro. Foi o dia do reencontro de ex-alunos do Colégio de S. Miguel de Refojos, iniciativa que para alguns colmatou uma “distância” de mais de quarenta e cinco anos.
Os Ex-alunos do Colégio S. Miguel de Refojos, que participaram neste convívio (foto gentilmente cedida pela Foto Universal)
Os Ex-alunos do Colégio S. Miguel de Refojos, que participaram neste convívio (foto gentilmente cedida pela Foto Universal)
Há vários alunos que os vamos encontrando esporadicamente na nossa Praça da República, em especial nas ocasiões festivas como o Natal, Páscoa e na tradicional Feira do S. Miguel. E esses vêm cá por ligações familiares ou porque a distância onde residem não é muito longe de Cabeceiras e assim vão acompanhando o seu crescimento. Não nos podemos esquecer que estudou cá neste Colégio muita gente doutros concelhos, nomeadamente os das Terras de Basto e de Trás-os-Montes. A maior parte deles saíu do Colégio de S. Miguel, uns para dar continuidade aos estudos tirando as suas licenciaturas ou doutoramentos em Braga, Porto, Coimbra, etc. Outros com o antigo quinto ano do liceu, o que já era muito importante na altura, empregaram-se na Segurança Social, Correios, antigos Serviços Florestais entre outros serviços públicos… Enfim, seguiram a sua vida. Eu por exemplo não acabei os estudos, casei muito cedo e só quando já tinha os meus três filhos é que recomecei a estudar no nocturno. Fiquei sempre na minha terra, mas não me arrependo.
foto
Como eu ia dizendo, este almoço convívio, era há muito falado, mas nunca tinha havido oportunidade de o realizar até que, este ano, o Baltazar Alves Mendes (filho do Mestre da música António Mendes), a sua esposa Emília Teixeira Mendes e eu, resolvemos meter mãos à obra e organizar um “almocinho” com alguns alunos da época do antigo director do Colégio de S. Miguel de Refojos, o Padre Domingos Apolinário.
No entanto, o que achávamos que seria um “almocinho” entre meia dúzia de pessoas ultrapassou as nossas expectativas como podem verificar pelas fotos, o que para nós “organizadores” foi gratificante.
Alguns avisaram que não poderiam estar presentes devido a compromissos inadiáveis. Um ou outro não quis participar e a outros não chegou a mensagem atempadamente. Acreditamos que mesmo saindo no jornal Ecos de Basto onde eu trabalho e na Rádio Voz de Basto local, nem toda gente tem acesso a estes meios de informação. Quem sabe que para uma próxima vez as pessoas que não estiveram presentes e que gostariam de estar, ao visitarem Cabeceiras de Basto, já possam deixar os seus contactos.
foto
Não quero dizer com isto que estou disponível para outro evento destes mas, poderei colaborar fazendo a divulgação do evento no Jornal Ecos de Basto.
Correu tudo muito bem e claro, o Padre Domingos Apolinário dando o exemplo como sempre, foi o primeiro a chegar à nossa Praça da República. Foi muito emocionante encontrarmo-nos num frente a frente e falarmos todos pelos cotovelos e ao mesmo tempo puxar pela memória para saber quem era este ou aquele. Passados tantos anos é natural que todos nós estejamos um “pouco” diferentes. Mas é a lei da vida!
foto
Não vou escrever mais mas, antes queria eu, o senhor Baltazar Mendes e a D. Emília agradecer a ajuda importante que nos deu a Celeste Correia, na procura dos contactos de alguns colegas. Quero deixar espaço para as fotografias. Sou uma amadora nessa área mas, dá para perceber.
Um abraço fraterno para todos e até um próximo encontro.
foto

foto

foto

foto

foto

foto

foto

foto

foto

foto

foto

foto

foto






























































Por: Fernanda Carneiro

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.