Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 13-09-2010

SECÇÃO: Informação

Comemorações do Centenário da República

Integrado no Programa do Centenário da República que a Autarquia vai levar a efeito, o Centro de Teatro de Cabeceiras de Basto, projecto cultural da Câmara Municipal, vai realizar no próximo dia 4 de Outubro mais um grande espectáculo de celebração teatral: “ASSIM CONTAMOS A NOSSA HISTÓRIA” com a participação de actores profissionais e amadores locais.
Trata-se de um espectáculo inédito, que pretende comemorar os 100 anos da República, para o qual estão convidadas todas as associações, grupos culturais e todos aqueles que desejem experimentar e participar como actores, mesmo que seja por um dia, nesta festa teatral.
O espectáculo, ASSIM CONTAMOS A NOSSA HISTÓRIA, pretende reviver, de forma poética e imaginada, o momento histórico, protagonizado pelo Pe. Domingos na tentativa de reimplantação da monarquia no Norte, que aconteceu, em Cabeceiras de Basto em 1912.
A coordenação do projecto é do Director e Encenador Moncho Rodriguez, que conta com a colaboração de uma equipa de actores profissionais convidados para criarem este espectáculo junto com os amadores de Cabeceiras de Basto.
Todos aqueles que desejem, podem participar e realizar esta experiência artística e cultural, bastando inscrever-se no Centro de Teatro da Câmara Municipal (Mercado Municipal, Loja 7), onde receberão todas as informações necessárias.
Comemorações do Centenário da República
- Programa -

Dia 2 de Outubro (Sábado)
15h00 – Abertura da Exposição “5 de Outubro de 1910” – Casa da Cultura
(colecção da Fundação Mário Soares)
21h30 – Actuação da Banda da Região Militar Norte – Salão de espectáculos do Mercado Municipal

Dia 3 de Outubro (Domingo)
15h00 – “Corrida da República” – Atletismo e Ciclismo
Org. ADIB e Roladores de Basto

Dia 4 de Outubro (Segunda-feira)
14h00 – Recriação de jogos tradicionais da época – Parque do Mosteiro
(acção direccionada para os alunos das escolas)
21h30 – Teatro de Rua – “Assim Contamos a Nossa História “ – Praça da República
Grupo de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto

Dia 5 de Outubro (terça-feira)
10h30 – Cerimónia Solene evocativa na Câmara Municipal
15h00 – Actuação da Banda Juvenil Cabeceirense – Praça da República
16h00 – Apresentação do Livro: “Cabeceiras de Basto: do fim da Monarquia ao 28 de Maio de 1926” – autor: Norberto Tiago Ferraz (estágio profissional realizado na Câmara Municipal e na Emunibasto, E. M.) Edição: Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto - Auditório Municipal Ilídio dos Santos
Dia 8 de Outubro (sexta-feira)
21h30 – Conferência: “Os Ideais da República” pelo orador convidado Dr. António Arnault – Auditório Municipal Ilídio dos Santos

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.