Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 13-09-2010

SECÇÃO: Informação

Autarquia atribui apoios e lança incentivos para os jovens

Reunida no dia 9 de Setembro, no edifício dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, decidiu prosseguir com o apoio às colectividades e à consequente promoção de iniciativas sócio-culturais, recreativas e desportivas realizadas localmente, seja com dimensão concelhia, regional e/ou nacional.
Neste âmbito, o executivo decidiu atribuir um apoio financeiro de 6.250,00 euros, à Liga Portuguesa de Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida, tendo em vista a realização do «Grande Prémio de Portugal», prova agendada para o próximo dia 10 de Outubro, no Hipódromo Municipal de Cabeceiras de Basto. Trata-se de uma iniciativa que agrega habitualmente numeroso público, adepto das corridas cavalares, seja a trote ou trote atrelado.
O executivo municipal decidiu também apoiar o Contacto Futsal Clube, através da atribuição de 1.550,00 euros. Uma verba que se destina a ajudar a custear as despesas com a realização do III Torneio ‘Município de Cabeceiras de Basto’ em Futsal, que reune centenas de crianças e jovens em torno deste evento desportivo.
Também a Associação Comedores e Bebedores de Outeiro recebeu um apoio financeiro no valor de 750,00 euros. Uma verba destinada a apoiar as despesas tidas aquando da realização do I Fim-de-semana Gastronómico que esta associação promoveu, com o objectivo de divulgar os produtos e as iguarias locais. Um certame que envolveu dezenas de pessoas na organização, mas que atraiu centenas de comensais à Praça Arcipreste Francisco Xavier de Almeida Barreto.

Reformulação e Ampliação da Rua Dr. Agostinho Moutinho

O executivo municipal decidiu aprovar a minuta do contrato a celebrar com a firma que vai proceder à empreitada de Reformulação e Ampliação da Rua Dr. Agostinho Moutinho – 2º fase. Trata-se de uma importante artéria desta vila Cabeceirense, que uma vez beneficiada vai certamente contribuir para uma maior e mais rápida fluidez do trânsito viário nas imediações da Praça da República, sala de visitas e centro histórico desta localidade. O executivo ratificou também a abertura do Concurso Público para a aquisição de ‘Equipamentos de Pavimentação em Betuminoso’.

Executivo
lança incentivos para os jovens

Segundo informação divulgada, a Câmara Municipal decidiu aprovar as condições gerais de venda de lotes no loteamento da Zona Industrial de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau), assim como, no Loteamento das Cerdeirinhas, em Refojos de Basto. Em ambos os casos, a Câmara autorizou a atribuição de um desconto de 25 por cento, no preço de adjudicação dos lotes para jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos. Trata-se de uma medida que visa incentivar o investimento no concelho, já que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto tem vindo ao longo dos anos a criar parques empresariais em diferentes locais do território, dotando-os de infra-estruturas propícias à instalação de unidades industriais e empresariais. No caso da Zona Industrial de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau), os lotes destinam-se à instalação de empresas/indústrias. No loteamento das Cerdeirinhas, em Refojos de Basto, os lotes destinam-se a construção de habitação. Desta forma, o Município está a contribuir não só para fixar, como também, para atrair pessoas para o concelho. De referir que neste Loteamento, com a revisão do PDM, foi aumentada a capacidade construtiva, o que permite agora definir as condições de venda e consequentemente lançar incentivos aos jovens interessados em adquirir parcelas de terreno e assim contribuir para os manter no concelho.

Plano
de Tansportes Escolares foi aprovado

A Câmara Municipal decidiu aprovar o Plano de Transportes Escolares para o Ano Lectivo 2010/2011. Um documento que reuniu o parecer favorável do Conselho Municipal de Educação. Decidiu ainda, proceder à abertura do procedimento para a subscrição pública de 500,00 euros do capital que ainda falta realizar referente à Basto Vida – Serviços de Acção Social e Cuidados de Saúde, Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Pública.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.