Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 23-08-2010

SECÇÃO: Informação

Dia Internacional da Juventude mobilizou mais de quatrocentos jovens

Divididos em grupos, mais de quatrocentos jovens provindos de todas as freguesias do concelho de Cabeceiras de Basto participaram no dia 12 de Agosto, no programa comemorativo do Dia Internacional da Juventude.

Os jovens concentraram-se junto ao Basto
Os jovens concentraram-se junto ao Basto
Uma iniciativa conjunta organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela empresa Emunibasto que preparou uma jornada de convívio, conhecimento e lazer dirigida aos jovens desta terra.
O programa propriamente dito, começou pelas 14h00m, com visitas guiadas a diferentes equipamentos e infra-estruturas municipais, tais como, Casa da Música e Pelourinho das Pereiras, Casa da Cultura, estátua do Basto, Posto de Turismo Municipal, Museu Terras de Basto, Mosteiro S. Miguel de Refojos e Núcleo Museológico de Arte Sacra. Também o Complexo Florestal da Veiga, a piscina municipal descoberta, o Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros, o Centro Hípico, entre outros locais de interesse histórico, desportivo e paisagístico, foram visitados por centenas de jovens que optaram pelos distintos percursos disponibilizados pelo projecto «Vem conhecer o teu concelho» que a Autarquia está a dinamizar desde Julho passado.

Jovens desafiados a participar no desenvolvimento da terra
Um dos grupos visitou o Posto de Turismo
Um dos grupos visitou o Posto de Turismo

No final da tarde, os jovens participantes reuniram-se no Centro Hípico, local onde o Presidente da Edilidade Cabeceirense, Engº Joaquim Barreto, se deslocou para saudar todos os presentes, explicar os motivos da iniciativa e manifestar a disponibilidade do Município para continuar a desenvolver políticas de juventude que venham de encontro aos interesses desta faixa etária da população Cabeceirense, que já dispõe actualmente, de uma panóplia de espaços de lazer, cultura, entretenimento, formação, tecnologia, desporto, entre outros, de que podem fruir. Na oportunidade, o autarca desafiou ainda os jovens a participaram no desenvolvimento do seu concelho, envolvendo-se, seja participando nas diferentes acções promovidas, seja em acções de voluntariado, seja na apresentação de sugestões sobre diferentes matérias, criando desta forma dinâmicas que contribuam para o crescimento sustentado e integrado de Cabeceiras de Basto.
Os jovens na Casa da Música
Os jovens na Casa da Música
A jornada prosseguiu com um lanche ajantarado na área de lazer do Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros, a que se seguiu uma animada noite na Praça da República. O conjunto musical Orangotang, de Mondim de Basto, foi o grupo convidado para esta festa, que interpretou música bem do agrado do público juvenil. O espectáculo foi igualmente aberto à população que se associou ao evento, enchendo de cor, luz, música e grande animação a Praça da República.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.