Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 02-08-2010

SECÇÃO: Informação

Bodas de Diamante Paroquiais do Reverendo Pe. António Coelho de Barros na freguesia S. Sebastião de Passos, Cabeceiras de Basto


foto
A 24 Julho de 1950, tomou posse da freguesia de S. Sebastião de Passos o Rev. Pe. António Coelho de Barros.
A comunidade paroquial, da mesma, comemorou as Bodas de Diamante paroquiais com uma missa em acção de graças e de louvor, presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, concelebrando com ele, parte do clero do arciprestado de Cabeceiras de Basto e o, homenageado, Pe. Barros.
A igreja paroquial estava repleta de paroquianos como prova de amor a Deus e de fidelidade para com o seu pároco.
Após a Eucaristia, e com a comunidade toda reunida dentro da igreja, foi apresentada uma pequena e breve fotobiografia, comentada. Seguiu-se uma singela homenagem (quadro com a fotografia do Rev.) em forma de agradecimento ao Pe. Barros que serviu a paroquia durante 60 anos.
Nesta celebração estiveram presentes, o Sr. Presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, o Vereador e o Presidente da Junta de Freguesia de Passos.
Eng.º Joaquim Barreto, depois de um breve discurso afectivo, agraciou o homenageado com uma salva de prata, recordando ainda que o mesmo já havia recebido a medalha de mérito público, grau ouro.
Seguiu-se um lanche ajantarado na Associação Recreativa de S. Sebastião de Passos onde o Pe. Barros, juntamente com os seus familiares e o clero do arciprestado, partilharam com a comunidade pacense um fim de tarde enérgico.
No final do convívio e depois de se ter cantado os tradicionais parabéns, a população repetiu-os várias vezes em diferentes versões (à minhota, alentejana, e latim). Partindo o bolo, os convivas despediram-se carinhosamente, após o discurso emocionado do Rev. Pe. António Coelho de Barros. De realçar que na despedida a população insistia em chama-lo de “nosso padre”.
Liliana Andrade

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.