Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 12-07-2010

SECÇÃO: Informação

Museu Terras de Basto apresenta «Linhas»

O Museu Terras de Basto, no Arco de Baúlhe, tem patente ao público desde o dia 1 de Julho e até ao próximo dia 30 de Setembro, uma exposição de fotografias subordinada ao tema «Linhas».
Trata-se de uma colectânea de 25 fotografias, a cores e a preto e branco, de autoria de João Maria Ribeiro. Natural de Matosinhos, o autor é um entusiasta dos comboios e sócio da APAC - Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro.

foto
Os trabalhos expostos apresentam o norte do país em movimento, com a representação de linhas, automotoras a diesel e a gasolina, assim como a locomotiva. Por outro lado, através destas imagens “percorremos” linhas, cujos troços já encerraram à circulação ferroviária, tais como a Linha do Tâmega e a do Corgo. “Percorremos” igualmente, linhas ainda em funcionamento, demonstrativas da beleza natural, do património ambiental e cultural, que as mesmas encerram. Pontos de partida, pontos de chegada, as “linhas” transportam vidas, memórias, conhecimentos do espaço, mas também do tempo, proporcionando aos seus utentes viagens, por vezes inesquecíveis.
Ao longo desta exposição, os visitantes terão acesso a um Roteiro de Apoio à Exposição, elaborado com o objectivo de facilitar a leitura da linguagem ferroviária.
Por outro lado, a apresentação de fotografias/registos referentes aos caminhos de ferro permitem-nos ver a evolução da tracção dos comboios, veículos de circulação sobre os carris, em Portugal.
Esta exposição traz ao de cima recordações e viviências que o autor partilha com os visitantes, seja através do contacto com a história ou como factor de desenvolvimento, aproximação de pessoas, terras e potencialidades, agora com outros meios.
Com esta selecção de imagens exposta no Espaço «Viajar, Viajar» daquele Museu, pretende-se uma vez mais homenagear este meio de transporte, assim como dinamizar a “galeria” ali criada que lança outros olhares sobre o espólio ferroviário existente e sobre a ferrovia em Portugal..
Referir por fim, que esta exposição pode ser visitada de Terça-feira a Domingo, das 9h00m às 12h30m e das 14h00m às 17h30m, em Arco de Baúlhe.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.