Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 12-07-2010

SECÇÃO: Informação

Jovens de Cabeceiras visitam Lisboa

De 12 a 16 de Julho, cerca de duas dezenas de jovens Cabeceirenses deslocam-se a Lisboa para participar num intercâmbio juvenil. Uma iniciativa que resulta da parceria estabelecida entre as Câmaras Municipais de Lisboa e de Cabeceiras de Basto, tendo como objectivo principal proporcionar a estes jovens o contacto com realidades distintas e simultaneamente, momentos de lazer, conhecimento e convívio.
Recorde-se que esta deslocação a Lisboa, restitui a visita que cinquenta jovens da capital fizeram a Cabeceiras de Basto, de 5 a 9 de Abril último.
O grupo será “brindado” com um programa diversificado que vai permitir a realização de visitas culturais e históricas a locais distintos da capital e de outros municípios limítrofes, tais como Sintra. A prática desportiva de modalidades como Windsurf, paddle surf, canoagem, equitação, vela e canoagem, tiro ao arco, geocaching, corridas de skis, slide, escalada, paintball, escada de Jaccó e percursos pedestres estão previstas no pograma. Previstas estão também, as idas à praia e à piscina, a prática de campismo, entre outras actividades lúdicas e recreativas que serão certamente inesquecíveis para este grupo de jovens.
Este programa tem como principal objectivo a partilha de experiências entre jovens residentes em localidades diferentes do país, tirando partido das potencialidades de cada espaço territorial, nomeadamente nos sectores rural e urbano. Se no caso da visita a Cabeceiras de Basto, a temática incidiu no ambiente, neste caso concreto da visita a Lisboa, a temática incidirá sobretudo na história, na cultura e na prática desportiva.
De referir que esta iniciativa destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, de ambos os sexos, envolvendo dezenas de jovens Cabeceirense que serão recebidos por jovens lisboetas, à semelhança do que sucedeu em Cabeceiras de Basto.
Ao fomentar este tipo de intercâmbios, as Câmaras Municipais pretendem promover a descoberta das semelhanças e diferenças existentes entre as realidades sócio-culturais, económicas e ambientais distintas, contribuindo, desta forma, para alargar o conhecimento e a visão dos jovens sobre o mundo que os rodeia, contrapondo assim, diferentes modus de vida. Durante este intercâmbio, os jovens Cabeceirenses serão recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, nos Paços do Concelho da Capital, momento em que estará presente também o Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.