Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 12-07-2010

SECÇÃO: Informação

Geminação em Cabo Verde

No âmbito da geminação estabelecida com o Município da Boa Vista - Cabo Verde, uma delegação da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, constituida pelo Presidente da Edilidade, Engº Joaquim Barreto, pela Vereadora do Pelouro, Profª Stela Monteiro e pelos Vereadores Dr. António Fraga e Dr. Luís Miguel Gonçalves, deslocou-se àquele continente africano de 1 a 6 de Julho.
Ao que apuramos esta iniciativa, que visa estreitar laços de amizade e planificar estratégias de cooperação entre estes dois povos, unidos pela língua portuguesa e por todo um legado histórico e cultural que deixou marcas no seu modus vivendi.
Fruto deste protocolo de geminação, Cabeceiras de Basto tem vindo a colaborar para o desenvolvimento deste povo, através da doação de várias publicações em língua portuguesa, nomeadamente enciclopédias, atlas, dicionários, livros infantis, livros de arte, de informática, entre outras edições generalistas, tendo em vista enriquecer e alargar a oferta naquele espaço educativo e cultural. Uma dádiva que é também um investimento quantificado em 2.500 euros, em livros e CD’s. Este protocolo permitiu ainda a doação de um instrumento musical para ajudar a divulgar a música popular portuguesa em terras caboverdianas, ao mesmo tempo que apoiou um projecto de sinalização viária naquele Município. Por outro lado, perspectiva-se o desenvolvimento de acções mútuas nas áreas da juventude, educação, saúde, ambiente, cultura, formação, desporto e assessoria técnica. Além da realização de encontros entre os representantes directos das partes, estão previstos também, intercâmbios entre grupos populacionais, nomeadamente jovens, acolhimento de estagiários nos serviços da administração, definição e realização de projectos, apoio na elaboração de estudos, intercâmbio cultural e desportivo, troca de informação e documentação técnica, entre outras acções a promover, em prol do desenvolvimento social e económico das respectivas populações.
De referir que este acordo, assinado em 2008, teve o patrocínio da ANMP [Associação Nacional de Municípios Portugueses], estabelecendo-se assim, como uma cooperação solidária em prol do bem-estar dos seus cidadãos.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.