Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 21-06-2010

SECÇÃO: Última Página

Festa de S. Pedro é no Largo da Raposeira

Pelo segundo ano consecutivo a Associação de Cavaquinhos da Raposeira, com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e da Emunibasto, entre outros patrocinadores, assinala a Festa de S. Pedro.
Trata-se de uma iniciativa que este ano alargou o seu programa para dois dias, Sábado e Domingo, respectivamente 26 e 27 de Junho.
Assim, além dos jogos tradicionais que pretendem reviver tradições antigas de ocupação de tempos livres, como são a subida ao pau de sebo, a «atirada» ao galo, a corrida de sacos, o tiro ao alvo e as patelas, cujo início está previsto para as 14h00m, o programa prossegue com a actuação do Grupo de Fados e Serenatas da Universidade do Minho, pelas 21h30m. Segue-se, pelas 22h30m, a actuação do Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra, secundado pelo sorteio de S. Pedro e pela a actuação do Grupo Musical Água Viva, agendada para as 23h30m, encerrado deste modo o primeiro dia de festa.
No Domingo, dia 27 de Junho de 2010, os jogos tradicionais começam pelas 13h30m. Às 15h00m, sobe ao palco o Grupo de Cavaquinhos da Raposeira. A actuação do Rancho Folclórico de Sta Eulália de Oliveira, de Barcelos, encerra a Festa em honra de S. Pedro, que aquele importante lugar da freguesia de Refojos venera e a quem rende homenagem de ano para ano.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.