Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 21-06-2010

SECÇÃO: Informação

Visita de Estudo à Floresta Verde

Casinhas para pássaros
Casinhas para pássaros
Dando continuidade ao projecto iniciado no Ano Lectivo 2008/2009, um grupo de crianças do 1º Ciclo e do jardim de Infância do Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos fizeram uma visita de estudo ao Talhão do Agrupamento de Escolas de Refojos, onde realizaram várias actividades com a ajuda de um engenheiro da Câmara Municipal que se disponibilizou para os ajudar nas diversas actividades e ensinar. É de referir que este projecto faz parte do Projecto Eco-Escolas no qual a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto é parceira e tem facultado o transporte para diversas visitas de estudo, como foi o caso desta, a quem temos que dirigir os nossos agradecimentos.
O Técnico que nos acompanhou na visita foi muito prestável, mostrando-se sempre muito atencioso e disponível para participar nas actividades juntamente com as crianças.
A turma à entrada da Floresta Verde
A turma à entrada da Floresta Verde
Esta actividade também envolveu os Bombeiros Voluntários de Cabeceiras de Basto que levaram o tanque de água para se proceder à rega das plantas já existentes e das que se plantaram.
As crianças envolveram-se com entusiasmo nas tarefas propostas que consistiram na rega das plantas, plantação de novas plantas e rega das mesmas. Poda de algumas árvores com a explicação de como se fazia, pois tudo tem a sua técnica, sendo estas podadas de baixo para cima. As crianças participaram cheias de entusiasmo.
Plantação de árvores
Plantação de árvores
Na plantação abriram um buraco na terra com a sachola, colocaram a planta e cobriram a raiz com a terra que foi colocada com os pezinhos das crianças e posteriormente regadas.
Já noutra fase observou-se que o terreno tinha mato que era necessário tirar, tendo as crianças participado na roça do mesmo com a sachola, sempre com as explicações e ajuda do Técnico. Como tínhamos construído duas casinhas para os pássaros fazerem os seus ninhos e decorado com cascas de árvores, também estes foram colocados nos paus da vedação. Quem sabe se os passarinhos não vão gostar de ter lá as suas crias, esperamos bem que sim!
Pode-se dizer que foi uma manhã fantástica ao ar livre em contacto com a natureza, que nos agraciou com a sua beleza e ar puro, a qual devemos conservar e cuidar com carinho, sempre que necessário.
foto

Os ninhos foram colocados no parque florestal
Os ninhos foram colocados no parque florestal



© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.