Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 21-06-2010

SECÇÃO: Informação

Qren apoia eficiência energética de PME
Concurso aberto até 31 de Agosto de 2010

Encontra-se aberto o concurso que se destina a apoiar as PME – Pequenas e Médias Empresas a concretizarem os seus objectivos de eficiência energética. Uma iniciativa que decorre até ao próximo dia 31 de Agosto e que vem de encontro a uma medida anterior [2009] do Governo no sentido de incentivar a utilização de energia solar para fins térmicos, nomeadamente no sector doméstico, instituições particulares de solidariedade social e associações desportivas de utilidade pública. Agora os apoios, via Qren, destinam-se também às PME. O aviso divulgado no âmbito do «Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME – Diversificação e Eficência Energética», enquadra-se na Estratégia Nacional para a Energia 2020 que, sob a denominação de Novas Energias e a marca Re.New.Able, prevê um conjunto de eixos estratégicos nos quais se inclui a eficiência energética.
Neste âmbito, podem ser apoiados os projectos que incluam investimentos na instalação de sistemas solares térmicos para aquecimento de águas sanitárias ou climatização, bem como investimentos relacionados com a envolvente passiva, como sejam a instalação de isolamento térmico ou a correcção de factores solares em vãos envidraçados.
Para recorrer ao apoio financeiro, as empresas devem comprovar o seu estatuto de PME, efectuar uma auditoria para levantamento de necessidades energéticas, um plano de implementação detalhado e uma certificação final aos edifícios objecto de medidas de melhoria, que ateste o nível de eficiência atingido com o investimento.
Ao que apuramos, com um limite de depesa elegível entre 10 mil e 500 mil euros, os projectos candidatos devem ter em vista a promoção da competitividade da empresa, através do aumento da produtividade, da flexibilização e da capacidade de resposta e presença activa no mercado global, por via da utilização do factor de competividade – eficiência energética.
Para mais informações, os interessados podem deslocar-se ao Gabinete de Apoio ao Investidor da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.