Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 21-06-2010

SECÇÃO: Informação

Colectividades recebem apoio

O executivo municipal decidiu prosseguir com o apoio às colectividades e outras entidades com intervenção concelhia e regional, por forma a ajudar a custear algumas das despesas inerentes à realização de actividades diversas em prol da comunidade, em áreas tão distintas como o desporto, a cultura, o lazer e tempos livres, a música, a etnografia e o folclore, entre outras.

Banda Cabeceirense

A Banda Cabeceirense, uma das agremiações apoiadas
A Banda Cabeceirense, uma das agremiações apoiadas

O executivo decidiu atribuir à Banda Cabeceirense a quantia de 19.154,00 euros. Uma verba que se destina a dinamizar a escola de música daquela centenária filarmónica, que ao longo dos anos tem contribuido para a formação musical de centenas de músicos. Músicos estes, entre os quais se destacam alguns, que tendo optado pela via profissional, têm alcançado projecção regional, nacional e internacional.
Um importante trabalho desenvolvido semanalmente por esta agremiação junto de mais de quatro dezenas de alunos que de forma aturada aprendem, envolvem-se e dão corpo a uma da melhores Bandas do Norte de Portugal. Um apoio que o executivo entende ser um investimento na formação e na cultura dos jovens cabeceirenses, cujas actuações em que participam em vários pontos do país, servem também para divulgar esta terra, o seu património e os seus compositores.

Associação Cultural e Desportiva de S. Nicolau de Basto

O executivo decidiu igualmente apoiar a Associação Cultural e Desportiva S. Nicolau de Basto, atribuindo-lhe a quantia de 1.250,00 euros. Uma verba que se destina não só a fomentar a prática desportiva junto das camadas mais jovens da população, nomeadamente na modalidade de futebol, mas também na beneficiação do parque desportivo de que esta colectividade é detentora.

Arco Rotações Clube e Associação C.R. E. D. de S. Tiago da Faia

Ainda no que ao sector do desporto diz respeito, o executivo decidiu apoiar o Arco Rotações Clube, com a atribuição da quantia de 1.000,00 euros. Uma verba que se destina a apoiar a participação de um dos seus atletas em provas de cariz regional, nacional e internacional, que tem vindo a destacar-se na modalidade de Motocross.
Por sua vez, à Associação Cultural, Recreativa, Educativa e Desportiva de S. Tiago da Faia, foi atribuido um apoio financeiro no valor de 750,00 euros. Verba destinada a ajudar a custear as despesas inerentes à dinamização de diversas actividades, nomeadamante na prática de Futsal.

AGIR recebe apoio

No campo da cultura, o executo decidiu apoiar a Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural (AGIR), que realizou recentemente em Cabeceiras de Basto, o III Seminário Internacional da Memória e da Cultura Visual. Uma iniciativa que acoplou docentes e discentes, entre outros estudiosos provindos de vários pontos do país, mas também de outros locais do mundo como a América Latina, Brasil e Espanha, dando corpo a uma jornada cultural de elevado interesse no campo das letras, das ciências sociais e humanas, mas também das artes e da arquitectura. Recorde-se que esta não é a primeira vez que a AGIR, com sede no Porto, escolhe Cabeceiras de Basto, para a realização de eventos de cariz internacional agregadores de conhecimento e tendentes ao desenvolvimento e à projecção deste concelho. O apoio atribuido foi de 750,00 euros.

Cavaquinhos da Raposeira festejam S. Pedro

Ainda no campo cultural e recreativo, a Câmara decidiu apoiar a Associação «Os Cavaquinhos da Raposeira», na realização da Festa em honra de S. Pedro. Uma iniciativa que tem como objectivo recriar tradições, promover momentos culturais distintos que passam pelo fado, pela música popular, pelos jogos tradicionais, pelo folclore e etnografia e desta forma dar o seu contributo para manter vivos os usos e costumes deste povo. Cerca de 1.282,50 euros, é a verba que lhe é destinada em apoio logístico e financeiro.
A festa em honra deste Santo Popular - S. Pedro – foi outrora comemorada de forma efusiva naquele importante lugar da freguesia de Refojos. No entanto, com o tempo esta festividade foi esmorecendo, mas em boa hora, esta jovem colectividade decidiu recriar esta festa popular para gaudio de residentes e visitantes.

ARDCA organiza Oural Summer Party 2010

A ARDCA – Associação Recreativa, Desportiva e Cultural de Abadim, receberá um apoio financeiro no valor de 1000,00 euros, acrescido de apoio logístico quantificado em 1120,00 euros, valores destinados à realização do Oural Summer Party 2010. Uma iniciativa que anualmente acontece em plena Serra da Cabreira e que atrai centenas de jovens não só do concelho como da região.
Na reunião, segundo informação divulgada, a Câmara Municipal registou o agradecimento enviado pelo Agrupamento de Escolas do Arco, a propósito do apoio logístico prestado aquando da realização da Feira Medieval e Quinhentista que teve lugar naquela vila nos dias 11 e 12 de Junho, envolvendo a comunidade escolar, mas também a população em geral.



© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.