Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 21-06-2010

SECÇÃO: Informação

CERCA DE QUATROCENTOS SOCIALISTAS PARTICIPARAM EM HOMENAGEM AOS MILITANTES COM 25 OU MAIS ANOS DE MILITÂNCIA
Destacada a importância dos Partidos Políticos

Foto dos homenageados
Foto dos homenageados
Decorreu no passado dia 12 de Junho, no Centro Hípico de Cabeceiras de Basto, uma cerimónia de homenagem aos militantes Socialistas Cabeceirenses com 25 ou mais anos de militância.
A iniciativa organizada pela Comissão Política Concelhia do PS, era uma das acções previstas no Plano de Acção do Partido Socialista local e resulta de uma deliberação do Secretariado que desta forma quis evidenciar e enaltecer o empenho e dedicação à causa pública de um grupo de pessoas, algumas ainda muito jovens, que logo após o 25 de Abril abraçaram a causa do socialismo, numa altura em que foi muito difícil afirmar os seus valores no concelho de Cabeceiras de Basto. Foi com grande disponibilidade, voluntarismo, trabalho e perseverança que os militantes socialistas Cabeceirenses defenderam e promoveram os valores da democracia, da liberdade, da solidariedade, da fraternidade e do desenvolvimento político, social, e económico do concelho.
“Os Partidos Políticos assumiram um papel fundamental e determinante na luta contra o regime totalitário que durante quarenta e oito anos privou os portugueses da liberdade. Assumiram, igualmente, um papel essencial na implantação, consolidação e defesa do regime democrático português depois do 25 de Abril”, pode ler-se na proposta de homenagem.
Eduardo Carvalho recebe das mãos de Joaquim Barreto a homenagem a título póstumo a seu pai, Dr. António Teixeira de Carvalho, fundador do PS de Cabeceiras de Basto
Eduardo Carvalho recebe das mãos de Joaquim Barreto a homenagem a título póstumo a seu pai, Dr. António Teixeira de Carvalho, fundador do PS de Cabeceiras de Basto
A iniciativa teve início à hora do almoço com um pic-nic na área de lazer do Centro Hípico, seguindo-se uma tarde de grande animação com música popular portuguesa. Cerca das 16h30 decorreu no Auditório daquele equipamento a cerimónia de homenagem com a entrega de um galardão a cada um dos militantes mais antigos.
No período das intervenções políticas coube ao Dr. China Pereira, presidente da Comissão Política do PS de Cabeceiras de Basto, fazer a primeira comunicação. Na oportunidade, referiu: «os militantes agora homenageados uniram-se há muitos anos atrás, num tempo de grandes dificuldades, para lutarem por uma sociedade mais justa, contribuindo com a sua acção para que o PS fosse sempre crescendo». E acrescentou: «porque o PS tem memória, quisemos desta forma agradecer o empenho destes militantes». Para concluir disse: «com a liderança de Joaquim Barreto, a partir de 1993, Cabeceiras de Basto conheceu caminhos de progresso e desenvolvimento».
Depois de Orlando Lopes, em nome da Juventude Socialista, se ter congratulado com a iniciativa e de ter referido que o futuro é dos jovens, foi a vez do Dr. Domingos Machado, actual Vereador da Cultura da Câmara Municipal e em representação das adesões mais recentes ao Partido Socialista referir: «a militância resulta muito mais em deveres do que em direitos, em deveres de compromisso». E acrescentou: «O Partido Socialista, é um partido de compromissos que sempre soube responder a desafios e Portugal nunca se afundou, soube sempre navegar. A democracia precisa dos Partidos Políticos e, na vida das comunidades, a Política nunca deixará de estar presente em toda a actividade humana. A militância é importante. A neutralidade é muitas vezes sinónimo de oportunismo». E concluiu afirmando: «o PS defende os ideais da República. O PS defende as liberdades, direitos e garantias dos cidadãos».
Dr. China Pereira e Engº Joaquim Barreto, militantes fundadores
Dr. China Pereira e Engº Joaquim Barreto, militantes fundadores
Depois do mais antigo militante, Francisco Gonçalves, ter reafirmado que a democracia, com todos os seus defeitos, é o regime que melhor serve os interesses das populações e que os Partidos Políticos são fundamentais para a manutenção do regime democrático, a Dra. Rosa Miranda, em nome do secretariado, reafirmou também a importância dos Partidos Políticos na mobilização das pessoas. Disse: «o desafio é muito mais do que votar nas eleições ou dar o nome para as listas. Não podemos ficar adormecidos e isolarmo-nos dentro das nossas casas. Temos que exercer a cidadania, uma cidadania actuante e muito activa ao serviço das pessoas», afirmou. E referiu ainda: «o Secretariado do PS orgulha-se do trabalho feito pelos autarcas de Cabeceiras de Basto».
Coube ao Presidente da Federação do Partido Socialista do Distrito de Braga e Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng. Joaquim Barreto, encerrar os discursos afirmando-se muito feliz e satisfeito por estar com pessoas que há muitos anos atrás ajudaram a fundar o Partido Socialista. Lembrou igualmente aqueles que infelizmente já não se encontram entre nós, mas também os militantes que hoje têm uma participação mais activa na sociedade, sem esquecer, ainda, os homens e mulheres que serão o futuro, os jovens. Depois de os anteriores oradores terem falado da importância dos Partidos na consolidação e reforço da democracia, foi a vez de Joaquim Barreto se referir aos Partidos Políticos como «pilares da democracia, espaços que devem ser de inclusão, de convívio e de sociabilidade». E acrescentou: «a democracia representativa só tem sentido se for uma democracia participativa», pelo que exortou todos a participarem e exercerem os seus direitos de cidadania.
Seguiu-se a homenagem, a título póstumo, a dezasseis militantes e a entrega dos galardões a oitenta e sete outros militantes. A interpretação do Hino Nacional e a fotografia dos galardoados encerrou esta Festa Socialista em Cabeceiras de Basto, onde se exaltaram os valores da democracia, do socialismo e da importância dos Partidos Políticos, ao mesmo tempo que, mais uma vez, os socialistas reconheceram o meritório trabalho desenvolvido por Joaquim Barreto à frente dos destinos da Câmara Municipal.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.