Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-05-2010

SECÇÃO: Informação

Centro de Teatro de Cabeceiras de Basto apresentou espectáculo Vira–Vida

Recentemente constituído, o Centro de Teatro de Cabeceiras de Basto (CTCB) apresentou-se ao público Cabeceirense no dia 14 de Maio, no Pavilhão Gimnodesportivo desta vila.
Uma organização da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, fruto da parceria estabelecida com o Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso, que ao longo de várias semanas dinamizou oficinas de dança e movimento, expressão corporal e interpretação, máscaras e adereços, jogos dramáticos e música, envolvendo a população em geral e as associações e escolas do concelho, em particular.
Neste âmbito, o espectáculo Vira-vida estreou-se perante numeroso público, consubstanciado numa mega produção artítica de memória, luz e som, que contou com a participação de dezenas de artistas, actores e figurantes, que se apresentaram em "palco".
Segundo informação divulgada, o “Vira-vida é um espectáculo sobre a memória do nosso povo. Sobre os sonhos que nos esquecemos que vivem dentro de nós e sobre a vida que nos esquecemos de sonhar. Numa noite de luz, os heróis dos nossos sonhos vão cantar-nos e dançar-nos. Vindos da nossa imaginação e da nossa memória, vão representar para nós o vira da vida e fazer-nos virar a nossa vida também. E neste espectáculo pode ser que os nossos sonhos se tornem mais vividos e a nossa vida se torne mais sonhada”.
Uma produção intergeracional, agregadora de profissionais e amadores, que em dia de estreia, convidou toda a população a assistir.

Projecto transformador da cultura e das artes

De referir que este é um projecto transformador da cultura e das artes, que oferece espaços para formação e experimentação artística e pretende estimular o desenvolvimento da cultura e das artes através de programas de formação e experimentação de artes cénicas integradas.
O Centro de Teatro de Cabeceiras de Basto (CTCB), que se apresentou pela primeira vez ao público, contou com o apoio de especialistas, actores e monitores, directores e artistas criadores, que semanalmente asseguram a continuidade das aulas, experiências, criações e montagem de espectáculos, direccionando a participação e a integração de Cabeceiras de Basto numa rede ampla de parcerias com outros centros e municípios associados.
O CTCB oferece programas dirigidos a diferentes públicos, com horários flexíveis que facilitam aos participantes o desenvolvimento de um programa completo de formação, ou se preferirem, a opção pelas aulas que sejam da sua conveniência.
Uma iniciativa da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto que tem como objectivo a participação de todos, tendo em vista a construção de novos tempos de transformação capazes de renovar os costumes e de valorizar a identidade, a tradição e dinamizarem as comunidades.
Um projecto abrangente, que conta já com uma dezena de municípios aderentes.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.