Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-05-2010

SECÇÃO: Em Foco

Município cria Gabinete de Apoio à Família

No decurso da V edição da Festa da Saúde e da Solidariedade, o presidente da edilidade, Engº Joaquim Barreto anunciou a criação do Gabinete de Apoio à Família. Uma estrutura que tem como objectivos o apoio a famílias mais vulneráveis, tendo em vista dar respostas integradas e fazer o respectivo encaminhamento para as diferentes àreas de atendimento social. O Gabinete de Apoio à Família disponibilizará serviços de apoio jurídico (atendimento personalizado e consultadoria jurídica), atendimento jovem (respostas para especificidades do processo individual dos adolescentes e jovens), apoio a dependentes de álcool e de drogas (atendimento e acompanhamento e/ou encaminhamento de pessoas com problemas relacionados com consumos nocivos; promoção em parceria com outras entidades, de acções de prevenção, tratamento e reinserção), apoio a vítimas de violência doméstica (atendimento personalizado, orientação jurídica, apoio social e apoio psicológico). Será igualmente disponibilizado um serviço de mediação familiar e dinamizado o Centro de Orientação Vocacional e Profissional que tem em vista a sensibilização para a importância da opção vocacional e profissional, o conhecimento das variáveis envolvidas no processo de selecção de percursos formativos, a sensibilização para a importância da qualificação profissional na actual sociedade de conhecimento e inovação e ainda a informação sobre o mundo do trabalho, as saídas profissionais e os factores de empregabilidade.
O Gabinete de Apoio à Família é assim, mais uma resposta social para a população Cabeceirense que permite o acesso a serviços de apoio aos munícipes em situação mais fragilizada.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.