Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-05-2010

SECÇÃO: Concelho em acção

Parque Industrial da Ranha - Abadim
Parque Industrial da Ranha - Abadim
Parques Industriais
Infra-estruturas impulsionadoras de desenvolvimento

Cabeceiras de Basto, concelho com cerca de 240km2, tem registado na última década uma forte dinâmica de desenvolvimento, fruto de uma estatégia municipal concertada e sustentada, que passa pela criação de condições para a fixação das pessoas e consequente bem-estar. Factores que contribuíram certamente para um aumento significativo de população, registado nos últimos censos realizados em Portugal e que colocou Cabeceiras de Basto como um dos poucos concelhos do interior a aumentar de população.
Parque Industrial de Vila Nune
Parque Industrial de Vila Nune
As infra-estruturas quer de cariz social, desportivo, educativo, mas também, económicas, cuja criação viabiliza a concretização de vários investimentos públicos e privados, são impulsionadoras de desenvolvimento sócio-económico. É o caso da construção de vários parques industriais, localizados em diferentes pontos do concelho, gerando por isso, diferentes bolsas de desenvolvimento. Assim, além dos já infra-estruturados parques industriais de Olela, na freguesia de Basto (Sta Senhorinha) e de Lameiros, na freguesia de Refojos de Basto, que registam actualmente, uma forte dinâmica laboral em sectores como a têxtil, a mecânica, as madeiras, entre outros, estão em construção ainda novos parques industriais em Arco de Baúlhe, Cabeceiras de Basto (S. Nicolau), Vila Nune e Ranha (Abadim). Previsto astá também, num futuro próximo, a criação de um parque industrial na freguesia de Cavez.
Parque Industrial de Vila Nune - Construção de infra-estrutras básicas (abastecimento de água, esgotos, águas pluviais e telecomunicações)
Parque Industrial de Vila Nune - Construção de infra-estrutras básicas (abastecimento de água, esgotos, águas pluviais e telecomunicações)
O Ecos de Basto visitou recentemente o Parque Industrial de Vila Nune, que se encontra numa fase adiantada de construção, com a execução das infra-estruturas por parte da Câmara Municipal praticamente concluídas. Ao que apuramos, os lotes deste parque industrial estão todos vendidos e os seus proprietários aguardam a finalização dos trabalhos para procederem à instalação das suas unidades empresariais. Recorde-se que é neste parque de Vila Nune que está prevista a instalação da Central de Biomassa, projecto de interesse nacional que servirá vários municípios do Norte de Portugal e que uma vez, construído será, certamente uma foco de desenvolvimento da região.
Parque Industrial de Vila Nune - As infra-estruturas eléctricas ficarão concluídas em Agosto
Parque Industrial de Vila Nune - As infra-estruturas eléctricas ficarão concluídas em Agosto
Ao que apuramos, a construção de parques industrais em diferentes locais do território, permite não só criar pólos de desenvolvimento, como também, criar condições para a laboração de certas actividades transformadoras de forma mais segura e ambientalmente sustentadas.
O Ecos de Basto visitou também o parque industrial da Ranha, na freguesia de Abadim, onde decorrem os movimentos de terra necessários e que antecedem a construção das infra-estuturas legalmente exigidas.
De referir que a localização de todos os parques industriais foi definida em função das acessibilidades, por forma a garantir um acesso mais fácil e rápido por parte de pessoas e viaturas.



© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.