Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 10-05-2010

SECÇÃO: Informação

Pela Câmara
Município distingue Associações concelhias Medalha de Mérito Público para a ARDCA, ADIB e Clube de Caça e Pesca de Cavez

Sob a presidência do Eng.º Joaquim Barreto, reuniu no dia 22 de Abril, no edifício dos Paços do concelho, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto. Segundo informação divulgada, dos assuntos tratados, o destaque foi para a decisão do executivo municipal em distinguir publicamente três associações locais, atribuindo-lhes a Medalha de Mérito Público – grau prata. Neste âmbito, o executivo decidiu agraciar a ARDCA - Associação Recreativa Desportiva e Cultural de Abadim, o Cavez - Clube de Caça e Pesca e a ADIB – Associação Dinamizadora dos Intereses de Basto.

ARDCA – Associação Recreativa, Desportiva e Cultural de Abadim

Centro de Dia e Apoio Domiciliário em fase de conclusão
Centro de Dia e Apoio Domiciliário em fase de conclusão

Fundada em 20 de Maio de 1980, a ARDCA é uma colectividade que se apresenta hoje como uma das mais dinâmicas do concelho de Cabeceiras de Basto. Com cerca de trinta anos de existência, esta associação tem vindo a desenvolver diversas actividades de cariz cultural, recreativo e desportivo, destacando-se a realização do Oural Summer Party, iniciativa que anualmente atrai à serra da cabreira grande número de jovens, não só do concelho como das redondezas, para participar nesta jornada juvenil. A realização de passeios de geeps TT, os torneios de Futebol de Praia, são outras das actividades a destacar no seu campo de actuação e que se reveste de suma importância para a ocupação salutar dos tempos livres da população em geral e dos jovens em particular. De referir ainda que fruto da sua dinâmica, esta associação tem contribuído para a projecção de Cabeceiras de Basto.

Cavez – Clube de Caça e Pesca
Pista Internacional de Pesca Desportiva em Cavez
Pista Internacional de Pesca Desportiva em Cavez

O Cavez - Clube de Caça e Pesca, foi outra das colectividades agraciadas com a Medalha de Mérito Público – grau prat. Uma colectividade fundada em 3 de Julho de 1985, por um grupo de entusiastas da caça e pesca da freguesia de Cavez. Com vinte e cinco anos de existência, esta colectividade desenvolve actividades desportivas, sobressaindo as batidas aos javalis e os torneios de pesca desportiva realizados na Pista de Pesca Desportiva de Cavez, no rio Tâmega, iniciativas que atraem centenas de adeptos da modalidade e contribuem para o fomento associativo.

ADIB recebe medalha de mérito público na passagem do 25º aniversário


O executivo municipal decidiu atribuir também, a Medalha de Mérito Público – grau prata, à ADIB – Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto. Trata-se de uma colectividade fundada a 22 de Abril de 1985, que é hoje uma das mais expressivas e activas associações do concelho de Cabeceiras de Basto. Com vinte e cinco anos de existência, esta colectividade tem vindo ao longo dos anos a consolidar um dinamismo sustentado que procura garantir respostas à população local, seja ao nível desportivo, cultural, formativo ou educativo, assente num aturado trabalho de voluntariado e associativismo.
Além da dinamização de várias actividades sócio-culturais, educativas, formativas e de ocupação dos tempos livres, envolvendo a população Cabeceirense em geral e as crianças e jovens muito em particular, a ADIB é também responsável pela edição de um jornal trissemanal, importante meio de divulgação da informação local e regional junto dos seus leitores, muitos dos quais residentes fora da região de Basto, nomeadamente no estrangeiro, que têm naquele órgão de comunicação social um dos poucos instrumentos de ligação com a sua terra natal.
De referir ainda, que esta associação foi recentemente transformada em Instituição Particular de Solidariedade Social, preparando-se para prestar brevemente, serviços sociais de apoio aos mais idosos, assumindo assim uma nova resposta social aos Cabeceirenses, com a construção de um Centro de Dia e de Apoio Domiciliário que se encontra em fase de conclusão. A acção desenvolvida ao longo de 25 anos de existência, tem sido relevante na promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos Cabeceirenses. À semelhança das associações congéneres distinguidas pelo Executivo municipal nesta reunião, a ADIB tem-se assumido igualmente como um parceiro efectivo da autarquia, quer no envolvimento da sociedade civil, através do movimento associativo, quer na promoção e no desenvolvimento do nosso território e das nossas gentes.

Brigada de Intervenção de Coimbra recebe apoio do Munícipio

O executivo municipal decidiu atribuir na última reunião, um apoio financeiro de 3.000 euros à Brigada de Intervenção de Coimbra, tendo em vista ajudar a custear as despesas tidas com a publicação de um livro sobre as forças que projectou para os «quatro cantos do mundo» - cinco teatros de operações, nomeadamente Afeganistão, Líbano, Iraque, Kosovo e Bósnia-Herzegovina.

Subsídio para Grupo Desportivo de Cavez

O Executivo Municipal decidiu igualmente, atribuir um apoio de 7.750,00 euros, ao Grupo Desportivo de Cavez, tendo em vista ajudar nas despesas previstas para o corrente ano de 2010, nomeadamente no que se prende com as actividades direccionadas para as camadas jovens, para a beneficiação das infra-estruturas desportivas daquela agremiação e ainda para apoiar as festas de S. Bartolomeu, entre outras iniciativas que aquele Clube promove envolvendo a população em geral e as crianças e jovens em particular.

Associação Desportiva Roladores de Basto promovem iniciativas com o apoio da Câmara Municipal

A Associação Desportiva Roladores de Basto, recebeu um apoio pecuniário de 900,00 euros por parte do executivo municipal, apoio este que se destina a ajudar nas despesas inerentes à organização da III Rota do Guerreiro e do V Passeio de Cicloturismo do Concelho. Actividades estas, constantes do Plano de Actividades desta associação.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.