Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 10-05-2010

SECÇÃO: Informação

Unidade de Internamento de Cabeceiras de Basto ficará sob gestão do Centro Hospitalar do Alto Ave (Hospital de Guimarães)

De acordo com um despacho da Ministra da Saúde, do passado mês de Março, a que tivemos acesso, a Unidade de Internamento de Cabeceiras de Basto vai ficar sob gestão do Centro Hospitalar do Alto Ave, ou seja do Hospital de Guimarães. A proximidade do Centro de Saúde de Cabeceiras de Basto àquele Hospital, o facto da Unidade de Internamento apresentar uma tipologia focalizada para doentes que terão tempos de internamento inferiores a 30 dias, os cuidados de saúde primários não estarem vocacionados para o apoio a unidades de internamento, a gestão poder ser mais efectiva e eficiente se realizada por uma entidade empresarial e a necessidade de separar de forma transparente o “fiscalizador” de cuidados do “prestador” desses mesmos cuidados, foram os argumentos relevantes que determinaram a proposta da ARS Norte à tutela governamental. Esta decisão representa uma alteração à estratégia definida anteriormente, sem pôr em causa o fim para que foi construída a Unidade e pela qual a Câmara Municipal e os Cabeceirenses tanto se bateram. Efectivamente esta associação da Unidade de Internamento de Cabeceiras de Basto ao Hospital de Guimarães virá muito provavelmente garantir uma melhoria na prestação dos cuidados de saúde, pelo facto de ficar sob a gestão de uma Unidade Hospitalar de dimensão superior.
Decorrem neste momento os preparativos ao nível da organização para a instalação desta Unidade em Cabeceiras de Basto, prevendo-se para breve a sua abertura.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.