Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 10-05-2010

SECÇÃO: Informação

CAIXINHA DE OPORTUNIDADES leva jovens à Casa da Música

A primeira actividade deste projecto realizou-se no dia 17 de Abril. Trinta e quatro jovens adolescentes do Arco de Baúlhe e oito universitários de Braga, estiveram envolvidos numa visita à Casa da Música. O dia começou cedo, pelas 8h30 e a viagem teve como destino o Porto. Aqui começamos em ambiente de grande harmonia, visitando a Casa da Música. A visita guiada mostrou a riqueza do espaço e os adolescentes tiveram a oportunidade de interagir com o mundo da música e com o nobre espaço da cultura nacional.
O almoço realizou-se no Parque da Cidade, onde os universitários preparam um conjunto de actividades e jogos que permitiram o convívio e a partilha de experiências.
Continuando nesse espírito de convívio, visitámos o Castelo do Queijo, passeámos pela praia e descansamos um pouco, enquanto desfrutávamos de uns deliciosos raios de sol e do aroma inconfundível do mar salgado, bem diferente dos verdes montes que rodeiam o Arco de Baúlhe.
Visitamos ainda o SeeLife e ficamos a saber como vivem os Tubarões e as Raias. Conhecemos uma grande diversidade de espécies marinhas.
Já a terminar a visita à cidade, os jovens portistas não quiseram deixar de passar junto ao Estádio do Dragão, regressando depis a Cabeceiras de Basto.
Este dia, que marcou o início do Projecto Caixinha de Oportunidades, permitiu corroborar dois aspectos importantes do Projecto: primeiro, que há jovens universitários que se interessam pelo mundo dos mais novos e que gostam de se envolver e dar o seu contributo para que tenham um futuro mais promissor, estando atentos ao contexto actual da sociedade; segundo, que os adolescentes, ainda que distantes dos ambientes culturais e sociais citadinos, demonstraram abertura para os conhecer e fazer parte deles, usufruindo e reconhecendo as vantagens de interagir com jovens universitários. Os participantes nesta jornada souberam assimilar com entusiasmo e curiosidade os diferentes saberes transmitidos ao longo do dia.
Ainda no rescaldo do primeiro encontro, os participantes, jovens adolescentes e universitários, já programavam com entusiasmo e cumplicidade o próximo encontro.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.