Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 10-05-2010

SECÇÃO: Informação

Lavoura Tradicional recriada

A jornada começou bem cedo, pelas 08h da manhã, com o tradicional mata-bicho (broa e aguardente), junto ao Parque do Mosteiro. Aqui, já algumas dezenas de pessoas se quiseram associar a esta recriação de uma lavoura tradicional, iniciativa promovida pela Câmara Municipal e pela Emunibasto, E.M..

foto
Seguiu-se depois em cortejo para o campo na Quinta da Portela, sempre acompanhados ao som de concertinas e cantares tradicionais, carregando as diversas alfaias agrícolas que seriam utilizadas na actividade.
Chegados lá, era altura de lavrar o terreno com três juntas de gado maronês e barrosão, bem aparelhadas, e que não se intimidaram com o trabalho. Muitos foram os populares que arregaçaram as mangas e meteram a mão na enxada. A meio da manhã foi, então, servido o pequeno-almoço, constituído por bacalhau frito, pataniscas, azeitonas e tremoços, figos e broa.
Continuando a jornada de trabalho, e depois da merecida pausa, era de tempo de passar a grade e depois semear o milho, tudo com recurso a alfaias usadas noutros tempos, trazendo recordações aos mais velhos e mostrando história e tradições aos mais novos.
foto
Depois dos trabalhos feitos, altura para almoçar uma farta feijoada, acompanhada de um bom vinho verde tinto e ainda de pão-de-ló.
Centenas de pessoas foram “convocadas” para dar corpo a esta iniciativa levada a cabo pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela Empresa Municipal Emunibasto, e que contou com o apoio de algumas juntas de freguesia, assim como dos espaços de convívio e lazer, associações e comunidade em geral.
foto
Uma prática de amanho outrora usual nesta terra, mas que o tempo foi substituindo por tractores e alfaias modernas, recorrendo por isso, a menos gente.
foto
Sendo antes o sector mais abrangente do concelho, a agricultura foi cedendo lugar aos sectores secundário e terciário, que actualmente ocupam grande parte da população cabeceirense.
foto

foto

foto















© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.