Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 10-05-2010

SECÇÃO: Informação

Agrupamento de Escolas de Refojos promove semana de actividades

O Agrupamento de Escolas de Refojos dedica uma semana à realização de actividades diversas de cariz lúdico, pedagógico e cultural, dirigidos não só à comunidade educativa, nas também à população em geral.
Um panóplia de actividades estão previstas para estes quatro dias, de que se destacam exposições, aulas ao vivo, projecção de filmes, palestras, jogos tradicionais, jogos centenários, teatro, entre outras acções que envolvem professores, alunos, encarregados de educação e demais comunidade educativa, de 10 a 14 de Maio.

O Presidente da Câmara, Engº Joaquim Barreto e a Profª Maria do Céu Caridade na abertura desta Semana do Agrupamento
O Presidente da Câmara, Engº Joaquim Barreto e a Profª Maria do Céu Caridade na abertura desta Semana do Agrupamento
O programa propriamente dito começa no dia 10 de Maio, com a abertura da solene deste evento, seguindo-se a visita às exposições patentes ao público na Escola Básica de Cabeceiras de Basto. Exposições essas que integram trabalhos realizados pelos alunos do pré-escolar, primeiro ciclo, educação visual e tecnológica, francês e inglês, assim como, trabalhos dos cursos EFA. Patente também uma exposição etnográfica com demonstrações ao vivo, entre outras como, «educação para a saúde», instrumentos musicais e ainda uma feira do livro.
Previstas estão também aulas ao vivo promovidas pelos alunos de EVT, uma lan party e a visualização do filme «Astérix nos Jogos Olímpicos». O primeiro dia encerra com a palestra «Educação Sexual» a realizar no Auditório Municipal Ilidio dos Santos.
No dia 11 de Maio, além das exposições patentes ao público já referidas, lugar ainda para o «lançamento de um foguetão», palestra «A Resistência à República em Cabeceiras de Basto» (às 10h15m e às 15h10m), por Aexandre Vaz também no Auditório Municipal Ilidio dos Santos, a partir das 10h15m. À tarde a jornada prossegue com uma lan party, a projecção de um filme e a palestra «Da Monarquia à República», com a presença do cabeceirense Doutor Luís Vaz, no Auditório Municipal Ilidio dos Santos. Uma iniciativa agendada para as 21h00m.
No dia 12 de Maio, além das exposições, realizam-se os jogos centenário, no Parque do Mosteiro, a partir das 10h00m, enquanto que na EB de Cabeceiras se realizam jogos tradicionais, aulas ao vivo, encontro de ideiais, musico-terapia e sessão de primeiros socorros no Audtório do Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos.
O derradeiro dia deste semana, dia 14, apresenta um programa repleto de actividaes que decorrem simultaneamente às exposições patentes ao público. Assim, além das aulas ao vivo, haverá também lugar para o teatro no Auditório Municipal Ilidio dos Santos, com a apresentação das peças «Os descobrimentos», «Uma aula de Abril» e «A queda da Monarquia e a Implantação da República». Os jogos tradicionais, o lançamento de um foguetão, a entrega de prémios do concurso de fotografias e a concentração no campo de jogos para entoar o Hino Nacional fazem igualmente parte desta Semana do Agrupamento, que termina com a cerimónia pública de entrega de certificados de conclusão do processo RVC a decorrer no Ecomuseu de Barroso – pólo de Salto, na Casa do Capitão. Uma acção agendada para as 21h30.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.