Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 19-04-2010

SECÇÃO: Informação

Cabeceiras de Basto comemora 25 de Abril Dr. Almeida Santos, D. Manuel Martins e Dr. Carlos Magno falam d’A Perspectiva Política e Religiosa dos 100 anos da República

A conferência titulada «A Perspectiva Política e Religiosa dos 100 anos da República» marca o início do programa comemorativo do 25 de Abril, que Cabeceiras de Basto leva a cabo a partir do dia 22 de Abril e até ao próximo Domingo, dia 25 de Abril.
Uma conferência que conta com a presença dos oradores Dr. Almeida Santos, Ex-Presidente da Assembleia da República e D. Manuel Martins, Bispo Emérito de Setúbal, que se deslocam ao Auditório Municipal Ilidio dos Santos, a partir das 21h30m para abordar duas perspectivas diferentes sobre o centenário da República, efeméride que Portugal está a assinalar ao longo do ano. Esta conferência conta ainda com a presença do Dr. Carlos Magno, jornalista e professor universitário, a quem caberá moderar este debate, onde se espera também a comparência de autarcas e demais população. Um espaço de conhecimento, partilha e debate que vai certamete proporcionar uma jornada enriquecedora para todos os que ali se desloquem para participar nesta primeira acção prevista no âmbito das comemorações concelhias.
O programa prossegue no dia 23 de Abril, Sexta-feira, pelas 21h30, desta feita no Salão Multiusos do Mercado Municipal, com a realização de um espectáculo musical, aberto à população em geral e para o qual está convidada a Desportuna - Tuna Feminina da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e o Grupo Coral de Montalegre que apresentará um reportório com vários temas alusivos ao 25 de Abril.
No dia 24 de Abril, a jornada começa às 14h30m, na Casa Municipal da Cultura, altura em que terá lugar a inauguração da Exposição «Zeca Afonso: o Sonho Cantado», uma mostra que permanecerá naquele espaço cultural até ao próximo dia 31 de Maio e que dará a conhecer um pouco mais do percurso de vida deste vulto da cultura Portuguesa. Também no Sábado, pelas 15h30m, o Centro Hípico de Cabeceiras de Basto acolhe uma tarde de animação, com a actuação do Rancho Folclórico de S. João Baptista de Cavez, espectáculo seguido de uma Garraiada, também agendada para aquele espaço municipal. À noite, o 25 de Abril é celebrado com um jantar convívio promovido pela ADIB – Associação Dinamizadora dos interesses de Basto, co-organizadora deste certame, actividade que anualmente agrega centenas de participantes para celebrar Abril.
No dia 25, Domingo, inicia-se um vasto programa festivo, que começa pelas 9h30m, com a realização de provas de atletismo, no Parque do Mosteiro, seguindo-se a já tradicional Corrida da Liberdade entre as Vilas de Arco de Baúlhe e de Cabeceiras de Basto, com início agendado para as 11h30m. Entretanto, pelas 10h45m tem lugar no Auditório Municipal Ilídio dos Santos, a sessão solene da Assembleia Municipal, na qual intervirão os representantes dos partidos com assento neste órgão da Autarquia, o Presidente da Assembleia e o Presidente da Câmara Municipal. Esta sessão será antecedida pelo Hastear da Bandeira Nacional no edifício dos Paços do Concelho, perante uma Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses.
O programa comemorativo do 25 de Abril encerra com o X Encontro de Cantigas da Liberdade, a realizar no Pavilhão Desportivo de Cavez, a partir das 14h30m. Uma iniciativa que envolve centenas de pessoas, em representação de várias colectividades locais e que subirão ao palco para cantar Abril e desta forma exaltar os valores subjacentes a esta revolução.
O programa comemorativo do 25 de Abril é organizado pelas Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, pelas Emunibasto e pela ADIB.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.