Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 19-04-2010

SECÇÃO: Informação

Pela Câmara
Câmara Municipal apoia colectividades

Na última reunião, a Câmara Municipal decidiu apoiar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, ao atribuir-lhe uma verba de 30.000,00 euros. Um apoio que se destina a ajudar a suportar o custo das obras de requalificação e ampliação do Quartel dos Bombeiros Voluntários, que se encontra em adiantada fase de construção.
Edificado há vários anos, este Quartel apresentava-se desajustado às valências e exigências actuais e apresentava igualmente, alguns sinais de “degradação”, que as obras em curso visam colmatar e desta forma, transformar este Quartel, num dos mais modernos e funcionais da região.

Bombeiros Voluntários recebem verba para beneficiação de Quartel
Bombeiros Voluntários recebem verba para beneficiação de Quartel

Associação Contacto Futsal Clube

Nesta reunião, o executivo municipal decidiu também atribuir um apoio financeiro no valor de 3.000,00 euros à Associação Contacto Futsal Clube, tendo em vista ajudar a custear as despesas tidas com o desenvolvimento de actividades diversas a promover na época 2009/2010. De referir que esta Associação, recentemente distinguida com o Troféu Minhoto colectividade concelhia, desenvolve a modalidade de futsal e agrega centenas de crianças e jovens em torno da colectividade e do consequente fomento desportivo nas camadas mais jovens da população.
O executivo municipal decidiu igualmente atribuir ao Conselho Económico da Fábrica da Igreja Paroquial de S. Nicolau, um apoio financeiro de 350,00 euros para ajudar a custear as despesas tidas com a realização da Via-Sacra ao vivo, que os jovens da freguesia promovem e que anualmente atrai àquela localidade numeroso público aquando da sua realização. Uma iniciativa que decorre no âmbito da Semana Santa, agregando não só população do concelho, mas também dos concelhos limítrofes.
A Câmara registou ainda o agradecimento enviado pela Sociedade de Consultoria em Governança Ambiental, Lda, pelo apoio prestado aquando da realização do Seminário subordinado ao tema «Instrumentos de Gestão Territorial e Sustentabilidade Ambiental», que teve lugar no dia 24 de Março e que trouxe a Cabeceiras técnicos e autarcas de diversos municípios da região norte. Por sua vez, a RUTIS – Rede de Universidades da Terceira Idade, agradeceu também, o empenho e a dedicação da Câmara Municipal na organização do VI Festival de Grupos de Música Seniores, que no dia 18 de Março, trouxe a Cabeceiras de Basto, mais de trezentas pessoas de diversas localidades do país, para participar nesta jornada, que permitiu a divulgação do concelho e das suas potencialidades.
Por fim, o executivo decidiu estabelecer uma parceria com a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, parceria esta a realizar no âmbito do Programa Eco-Escolas para o ano lectivo 2009/2010. Por sua vez, a AMBT – Associação de Municípios do Baixo Tâmega remeteu uma proposta de estatutos daquela Associação para aprovação, proposta esta, que foi posteriormente remetida à Assembleia Municipal para apreciação e aprovação.
O Centro de Arbitragem de Consumo do Vale do Ave, propôs a quota anual para o Município de Cabeceiras de Basto no valor de 500,00 euros, aplicável até finais de 2011, valor que a Câmara Municipal aprovou e que remeteu para a Assembleia Municipal para análise e aprovação.
Presentes e aprovadas ainda, foram a proposta de Revisão do Plano de Pormenor da Área Nascente do Mosteiro de S. Miguel de Refojos e o Inventário dos Bens Móveis que constituem o Património da Autarquia, documentos que seguiram agora para a Assembleia Municipal apreciar e votar. O Regulamento e Tabela de Taxas, Tarifas e Licenças Municipais, foi igualmente aprovado nesta reunião do executivo camarário.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.