Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 19-04-2010

SECÇÃO: Destaque

Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto festeja 25.º aniversário

Fundada a 22 de Abril de 1985, a ADIB – Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto, assinala este ano, o 25.º aniversário e apresenta-se como uma das colectividades mais dinâmicas do concelho de Cabeceiras de Basto.
Esta associação, tem vindo ao longo dos anos a solidificar e a alargar a sua intervenção, desenvolvendo diariamente uma acção efectiva, através da dinamização de actividades sócio-culturais, educativas, formativas e de ocupação dos tempos livres, envolvendo a população Cabeceirense em geral e as crianças e jovens muito em particular.

Actividades ao ar livre
Actividades ao ar livre

Ecos de Basto, um jornal com 20 anos
A ADIB é também responsável pela edição do jornal Ecos de Basto, uma publicação trissemanal regionalista, que muito contribui para a divulgação da informação local e regional junto dos seus leitores, muitos dos quais residentes fora da região de Basto, nomeadamente no estrangeiro, que têm neste órgão de comunicação social um dos poucos instrumentos de ligação com a sua terra natal. Periodicamente, o Ecos de Basto informa os cabeceirenses do que mais relevante acontece, não só no concelho, como também, na Região de Basto.
Aulas de ginástica
Aulas de ginástica
De referir ainda, que esta associação foi recentemente transformada em Instituição Particular de Solidariedade Social, preparando-se para prestar serviços sociais de apoio aos mais idosos, assumindo assim, a oferta de uma nova resposta social aos Cabeceirenses.
Ao longo de um quarto de século de existência, esta associação tem desenvolvido uma acção relevante na promoção do bem-estar e da qualidade de vida da população, apresentando respostas e alternativas sócio-culturais e recreativas e assumindo por isso, um importante papel de envolvimento da sociedade civil, através da dinâmica associativa, na promoção do desenvolvimento deste território e das suas gentes.
Visita ao Núcleo Museológico do Baixo Tâmega
Visita ao Núcleo Museológico do Baixo Tâmega
Com a sua acção, tem ao longo dos anos, dado um forte contributo para o progresso cultural, formativo, educativo e desportivo do concelho, mantendo simultaneamente, uma identidade própria e actividade permanente, reveladoras de um trabalho voluntário, mas muito dedicado, por parte dos seus responsáveis e colaboradores, cuja acção tem contribuído para a divulgação e projecção do bom-nome e da imagem de Cabeceiras de Basto.

Actividades lúdicas e recreativas em diferentes espaços do concelho
Actividades lúdicas e recreativas em diferentes espaços do concelho
Centro de Dia e de Apoio Domiciliário

Visitas de estudo a diversos locais do distrito (Quinta "As Manas", em Guimarães)
Visitas de estudo a diversos locais do distrito (Quinta "As Manas", em Guimarães)
A ADIB viu recentemente aprovada uma candidatura que apresentou no âmbito do PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais - que prevê a construção de novas valências e consequentemente, mais respostas sociais a integrar na rede solidária nacional. A construção de um Centro de Dia e de Apoio Domiciliário representa por isso, um novo desafio que esta colectividade pretende abraçar brevemente e desta forma desenvolver uma acção mais próxima junto da faixa etária mais idosa da população concelhia.
Um desafio que representa um avultado investimento que se encontra em curso na freguesia de Painzela e que ascende a 432.700 euros. Uma vez concluída, esta edificação dará resposta a cerca de uma centena de utentes.
De referir que este equipamento resulta de um esforço conjunto e concertado que vem sendo desenvolvido entre o Estado, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e esta IPSS, significando a sua construção mais um passo na afirmação dessa solidariedade e no consequente bem estar da população, neste caso, ao nível dos idosos.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.