Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 19-04-2010

SECÇÃO: Opinião

MANUEL JOAQUIM PINTO A minha sincera homenagem

foto
Foi com grande desgosto que recebi a notícia do desaparecimento de Manuel Joaquim Pinto, de Felgueiras. Para quem não se recorda deste nome direi o seguinte:
Manuel Joaquim Pinto, natural de Felgueiras, nasceu em 24 de Dezembro de 1914. A sua ligação a Cabeceiras de Basto, começou com o seu trabalho de caixeiro na antiga loja de Abílio Gomes Pereira, mais conhecida pela loja dos “Abilinhos”. Foi nessa loja, conhecidíssima de toda a gente, que este “protagonista” das minhas crónicas reais se encantou por aquela que viria a ser a sua esposa amada, a Raquel Baptista de Sousa da “Casa de Paredes”, a também casa do Padre Arnaldo, tio dela. Certamente muitos de vós se lembram que esta senhora D. Raquel, era irmã da Mirinha de Paredes, grande catequista e grande cantora do coro da nossa Igreja do Mosteiro.
Tive o gosto de conhecer pessoalmente o senhor Manuel Joaquim Pinto. Concedeu-me generosamente uma entrevista onde me falou da sua vida, que deu origem a um romance que ocupou o Ecos de Basto, ao longo de seis a sete jornais. Devo dizer sem falsas modéstias que foi um sucesso mesmo nas camadas mais jovens. Muitas dessas pessoas vinham perguntar-me quando saía o próximo capítulo do romance do Manuel Joaquim Pinto.
Gostei de o conhecer! Possuía uma lucidez e um porte impressionante! Para quem leu Camilo Castelo Branco e, eu li muito, a vida contada deste senhor a tudo se assemelhava ao seu estilo. Por isso, tenho muito orgulho que as vivências do Manuel Joaquim Pinto façam parte do meu humilde livro “Tempo de Memórias”.
Faleceu aos primeiros minutos do dia 17 do corrente mês, com a linda idade de 95 anos. Uma vida bem preenchida, com a companhia dos seus filhos e a restante família.
Que Deus o tenha em sua glória!

Maria Fernanda Carneiro


Por: Fernanda Carneiro

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.