Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 29-04-2010

SECÇÃO: Informação

Hipódromo acolheu Grande Prémio de Portugal de Corridas a Galope

O Hipódromo Municipal de Cabeceiras de Basto, localizado na freguesia de Abadim, deste concelho, acolheu no dia 14 de Março, o Grande Prémio de Portugal de Corridas a Galope.
Tratou-se da segunda prova a realizar naquele recinto desportivo inaugurado em Julho de 2009. Uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela empresa Emunibasto, que contou com o apoio da Liga Portuguesa de Criadores de Cavalos de Corrida.

Prova de Trote atrelado
Prova de Trote atrelado
O Grande Prémio de Portugal, dividiu-se em quatro mangas sendo uma delas de trotre atrelado e as outras três de galope.
Na manga de trote estiveram inscritos dez equinos, que percorreram uma distância de 2.400 metros. O prémio atribuido ao vencedor foi de 1.250 euros.
Por sua vez, as mangas de galope contaram com a presença de oito equinos, que percorreram uma distância de 1.600 metros. Foi igualmente disputada a silver prize, prova reservada aos equinos mais pontuados em 2009 e que teve um prémio equivalente a 1.250 euros atribuido aos melhores cavalos de Portugal. Estes oito equinos disputaram igualmente uma distância de 2.000 metros, prova reservada a cavalos nascidos e criados em Portugal. O prémio entregue ao vencedor foi de 1.250 euros.
De referir ainda que, devido à forte adesão dos participantes em disputar provas no Hipódromo Municipal de Cabeceiras de Basto, foi necessário organizar uma prova suplementar, com uma distância de 1600 metros, a cujo vencedor foi entregue um prémio de 500 euros.

Prova de Galope
Prova de Galope
Promoção das raças portuguesas

A Autarquia Cabeceirense tem vindo a levar a cabo um aturado trabalho em prol da valorização e da promoção das raças autóctones, quer criando condições físicas, quer dinamizando actividades ou promovendo espaços de debate, que valorizem o sector equestre. Exemplo disso é a construção do Centro Hípico em Vinha de Mouros, uma mais valia para o concelho, quer em termos turísticos, quer em termos de desenvolvimento económico. Recorde-se que o cavalo, está tradicionalmente associado a esta terra e por isso têm sido desenvolvidos projectos capazes de gerar dinâmicas e potenciar quer o Centro Hípico, quer o recém construído Hipódromo Municipal, localizado na Serra do Oural, na freguesia de Abadim deste concelho e que pela segunda vez acolhe uma prova a contar para o campeonato nacional. Uma prova que contou, como foi referido, com a parceria de várias entidades, reflexo do trabalho que vem sendo desenvolvido com os vários intervenientes, procurando tirar mais valias destas infra-estruturas municipais.
Para a autarquia esta pode ser uma importante fonte de atracção e de desenvolvimento do turismo local, que toca sectores como, os tempos livres, o desporto, o sector económico, social e cultural, vertentes associadas aos cavalos, que se pretende continuar a potenciar.
O Grande Prémio de Portugal de Corridas a Galope, que contou com a presença de 34 cavalos de diferentes raças provindos de todos os pontos do país, decorreu assim, ao longo da tarde, no Hipódromo Municipal de Cabeceiras de Basto, atraindo numeroso público que ali se deslocou para assistir a um verdadeiro e emocionante espectáculo equestre, bem do agrado das gentes desta terra de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.