Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 08-03-2010

SECÇÃO: Informação

Comemoração do Dia Nacional do PROSEPE

No dia 4 de Março, comemorou-se o «Dia Nacional do PROSEPE». A efeméride foi assinalada um pouco por todo o país envolvendo a maioria dos 150 Clubes da Floresta/Dendroclubes.
No distrito de Braga, onde existem cerca de 40 Clubes da Floresta, a azáfama foi grande. Para assinalar a data, foi escolhida a celebração do Dendroclube «Vamos dar a mão à Natureza», do Centro Social e Cultural de S. Pedro de Bairro – VN de Famalicão para marcar presença.
Trata-se de um Clube da Floresta, que se assume como um dos mais dinâmicos a nível nacional. Sem apoios, fez de um enorme silvado, em quinta murada, a «Quinta Pedagógica do Badaró». Esta instituição dispõe de várias valências, desde o berçário à terceira idade, passando pelas pessoas portadoras de dficiência, motivo pela qual é fácil imaginar quão útil se torna, sobretudo para as crianças e diminuídos mentais. Além disso, a «Quinta do Badaró» é alugada para convívios, daí advindo parcas receitas.
Neste Centro Cultural, o Clube da Floresta abrange todos os alunos que frequento a Escola local, sendo as actividades extracurriculares e pedagógicas programadas conjuntamente pelos Professores da Escola e do Centro Cultural.
Para comemorar o «Dia Nacional do PROSEPE» foram expostos os trabalhos escritos para concurso, elaborados pelos alunos do 1.º ciclo e os de expressão plástica pelo pré-escolar. A jornada prosseguiu com uma palestra onde foram abordados temas sobre a criação de bosques e a reciclagem de rolhas de cortiça, entre outras questões ambinetais. Cerca de 500 crianças e adultos estiveram presentes e entoaram canções dedicadas à floresta e aos planeta. Presença marcou também o «Eurico», a mascote florestal, parecido com um porco-espinho que dissemina as sementes pela floresta e que na ocasião, foi incansável com mãozadas, abraços e muitas fotos.
Esta foi mais uma acção de educação para uma melhor Cidadania, Ambiente e Floresta, que permitiu plantar árvores de amor e de sonho no coração dos jovens, que são o nosso futuro.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.