Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 08-03-2010

SECÇÃO: Informação

Sobre
O organista Daniel Pereira Ribeiro

foto
Nasceu na cidade de Paredes em 1982. Iniciou os seus estudos musicais em 1998 com Pe. João Carrapa e em 1999 ingressou no Conservatório de Música do Porto onde frequentou o curso de piano na classe da Prof. Anne Marie Soares. Nessa data iniciou também os estudos em órgão sob a orientação da Prof. Rosa Amorim.
Concluiu o Mestrado em Música Sacra na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, tendo estudado Órgão e Improvisação com Giampaolo Di Rosa, Composição com Eugénio Amorim, Musica de Câmara com Cesário Costa e Direcção Coral com Barbara Francke e Jorge Matta, tendo obtido classificação máxima no recital final de órgão.
Participou em cursos orientados pelos Profs. Graham Barber, Stefan Baier e Hans-Ola Ericsson.
Possui uma actividade musical regular, a solo ou integrando diversas formações instrumentais.
O seu repertório estende-se desde a música renascentista até ao século XX, com especial destaque para as obras de Bach, Buxtehude, F. Mendelssohn, R. Schummann, C. M. Widor, Jehan Alain e Olivier Messiaen.
Participou em diversos festivais e ciclos de música para órgão em Portugal e no estrangeiro: Festival Internacional de Órgão “Ottobre Organistico Apriliano 2007” em Aprilia – Roma; Ciclo Buxtehude, organizado pela AMPO – Associação Musical Pro Organo; Ciclo de concertos dedicado a Olivier Messiaen – Porto; Primeiro Festival Internacional de Órgão Ibérico em Guimarães; Ciclo comemorativo do bicentenário de Félix Mendelssohn na Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma; No “Vierter Internationaler Orgelzyklus Oberthulba 2009” em Oberthulba – Alemanha; Ciclo Internacional de Concertos: Porto, Cidade dos Órgãos.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.